Unicentro arrecada alimentos e produtos de limpeza e higiene para famílias da Vila Planalto

Unicentro arrecada alimentos e produtos de limpeza e higiene para famílias da Vila Planalto

Eduardo Tracz é educador físico. Jaqueline Emiliano, fisioterapeuta. Mirian de Araújo é enfermeira. E Rafaelly Vieira, nutricionista. Em comum, eles têm dois fatos. Os quatro são bolsitas do Programa de Residência Multiprofissional da Unicentro e atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Planalto, em Guarapuava. Durante as visitas domiciliares, os profissionais perceberam que as dificuldades dessa população aumentaram desde o início da pandemia do coronavírus. Muitas famílias estão sem renda e, portanto, não conseguem comprar produtos de higiene e limpeza, fundamentais para evitar a contaminação pelo covid-19. Do mesmo modo, elas não têm condições de ter uma alimentação adequada.

Foi assim que o grupo de profissionais buscou um modo de ajudá-las nesse momento de enfrentamento tanto aos problemas sanitários quanto as decorrências econômicas da covid-19. A saída encontrada foi a realização de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e de itens de higiene e limpeza. “A iniciativa da arrecadação surgiu devido a demanda que a gente tem na unidade, dessa população vulnerável e que no meio da pandemia não consegue ter as condições adequadas de higiene, nem condições adequadas de alimentação. Então, a gente tem uma população bem carente aqui na unidade e, por isso, por essa vulnerabilidade. que a gente resolveu fazer essa arrecadação”, conta a enfermeira residente Mirian de Araújo.

Foram montados 20 kits de alimentação e outros 20 de limpeza (Foto: arquivo pessoal)

Com a ajuda de professores dos departamentos de Enfermagem e de Educação Física da Unicentro, e de uma médica que atuava na UBS do bairro, eles arrecadaram dinheiro que foi usado para a compra dos materiais, usados na montagem de 20 kits de alimentação e de outros 20 de higiene e limpeza. “Em cada kit”, detalha Mirian, “tem dois pacotes de arroz, dois pacotes de feijão de um quilo, um pacote de macarrão. Então, são 20 kits de alimentação. De higiene foi arrecadado pra fazer mais 20 kits. Em cada kit tem uma água sanitária, um vidro de álcool 70%, um sabão para limpeza, dois sabonetes para banho e um detergente”.

Os kits serão entregues para 20 famílias da Vila Planalto na tarde da próxima sexta-feira, dia cinco de junho. “A gente elencou, com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, 20 famílias que fossem mais vulneráveis na nossa área de atendimento. Então, 20 famílias serão contempladas por esses kits”, finaliza Mirian.

Deixe um comentário