Unicentro doa equipamentos e materiais de proteção para equipes de saúde da Unespar

Equipes da área da saúde de todas as universidades estaduais paranaenses estão atuando, desde o início de abril, no enfrentamento e no combate ao coronavírus. A ação faz parte de uma parceria estabelecida entre as instituições de ensino superior, via Seti, que é a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e a Sesa, que é a Secretaria Estadual de Saúde. Mas, para que esse trabalho seja realizado, os professores, profissionais e estudantes bolsistas precisam estar protegidos.

O campus de Campo Mourão da Unespar, que é a Universidade Estadual do Paraná, porém, estava encontrando dificuldades para a aquisição de EPIs, que são equipamentos de proteção individual, e álcool 70%. Por isso, a instituição de ensino superior recorreu à Unicentro, que a partir de parcerias diversas, tem conseguido produzir e distribuir esse tipo de material. Para a Unespar, a Universidade Estadual do Centro-Oeste repassou 20 litros de álcool 70% glicerinado, 150 frascos de álcool em gel também 70%, 50 máscaras cirúrgicas e um lote de face shields.

“É muito importante essa relação que nós conseguimos criar entre Unespar e Unicentro para nós conseguirmos esses materiais e doações, que vão subsidiar os nossos processos, os nossos atendimentos, que a Unespar vem fazendo na região de Campo Mourão. Nós temos uma grande dificuldade com esses materiais e utensílios que são necessários na área da saúde e receber isso da Unicentro, de parcerias que a Unicentro tem com a comunidade, com outras empresas também, é muito importante para nós para garantir que nosso trabalho seja realizado com a comunidade da região de Campo Mourão”, conta Joabe Giacometti, que é assessor da Divisão Espacial de Ingressos e Relações com a Comunidade da Unespar.

Entre os materiais doados estão 20 litros de álcool glicerinado produzido pela Unicentro (Foto: arquivo pessoal)

O álcool glicerinado doado à Unespar pela Unicentro é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Receita Federal. A instituição de ensino superior transforma, nos Laboratórios da Agência de Inovação Tecnológica, bebidas alcoólicas irregulares apreendidas pelo órgão federal no produto. Já o álcool em gel foi doado à Unicentro pelo Grupo O Boticário, para que a universidade faça o repasse à comunidade. As máscaras cirúrgicas são reutilizáveis, confeccionadas em manta cirúrgica, que é uma material estéril, pelas participantes da Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati). Já os escudos faciais são produzidos totalmente em acrílico, com a técnica do corte a laser por voluntários da própria universidade e de outros instituições de Guarapuava que participam do Mutirão TEC do Bem.

“É uma satisfação poder contribuir com uma universidade co-irmã, nesse sentido, de passarmos por essa etapa difícil que as universidades, as comunidades têm passado, que é a pandemia do coronavírus. É mais uma ação da nossa Unicentro, voltada para todos, voltada para a comunidade paranaense”, exalta o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professor Fábio Hernandes.