Unicentro entrega segundo lote de face shields ao Instituto Médico Legal do Paraná

Há 60 dias mudava a rotina da comunidade universitária e da própria Unicentro. Desde o dia 16 de março, as aulas e as demais atividades presenciais estão suspensas por decisão dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Administração (CAD), como forma de evitar a disseminação do coronavírus e proteger a saúde de estudantes, professores e agentes universitários. De lá para cá, as salas de aula estão vazias, assim como os outros espaços da instituição.

Mas, nesse período, a Unicentro não parou por nenhum dia. De casa, trabalhando remotamente, ou em alguns espaços da universidade com o número de pessoas bastante reduzido, a instituição segue comprometida com a sociedade de Guarapuava, Irati e de toda a região centro-sul do Paraná. Nesse tempo, a Unicentro atuou, por exemplo, na produção de materiais que auxiliam no enfrentamento da covid-19. Foram produzidos milhares de litros de álcool 70, milhares de máscaras cirúrgicas e centenas de escudos faciais, em parceria com o Mutirão TEC do Bem. Equipamentos que beneficiam a comunidade universitária, mas também a sociedade como um todo.

95 face shields foram entregues ao IML pelos professores Ademir, Ricardo e Marcio (Foto: arquivo pessoal)

Só a Polícia Científica do Paraná e o Instituto Médico Legal receberam 195 face shields – 95 entregues nesse semana e os outros 100 doados no final do mês de março. O primeiro lote foi produzido com a ferramenta da impressão 3D e esse último utilizando a tecnologia do corte a laser. Segundo a chefe da unidade da Polícia Científica de Guarapuava, Tatiane Prussak, assim como no primeiro momento, esses escudos faciais serão distribuídos para todas as 18 unidades do IML no Paraná. “A gente vai distribuir para o estado inteiro. Então, estou pretendendo ficar com dez unidades para a gente aqui – foi entregue 95 – e as outras 85 vão ser enviadas para as outras unidades”, discorre.

Esse lote de face shields foi entregue no IML pelo vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas; pelo diretor do campus Cedeteg e responsável institucional pela produção dos escudos faciais, professor Ricardo Miyahara; e pelo diretor da Crie, que é a Central de Relacionamentos Institucional da universidade, que recebeu a demanda do IML, professor Marcio Fernandes. Para ele, essa atuação junto a vários setores da sociedade demonstra a preocupação da Unicentro, como instituição de ensino superior público, em cumprir diariamente – mesmo na adversidade, como é esse momento de enfrentamento ao coronavírus – um de seus papéis, que é estar sempre junto da comunidade.

Profissional do IML Guarapuava trabalha utilizando escudo facial doado pela Unicentro (Foto: arquivo pessoal)

“Desde o momento que nós entramos nesse mutirão do bem, aqui em Guarapuava, temos procurado ter um olhar regional, procurando beneficiar vários municípios do centro-sul do Paraná, justamente com as outras entidades que estão nesse mutirão. Conseguimos produzir um volume significativo de face shields, que estão auxiliando os peritos, os profissionais da polícia científica em todo o estado do Paraná, mostrando que as universidades têm um papel fundamental no dia a dia da sociedade do Paraná e, sobretudo, nesses momentos mais difíceis”, afirma Marcio.

As face shields do primeiro lote estão sendo utilizadas, desde o início do mês de abril, pelos profissionais do IML que atuam em todo o interior do estado e também na capital. “Nós contávamos com pouquíssimas unidades de face shields na instituição e elas foram de extrema importância para a proteção dos profissionais que atuam diretamente, principalmente nos exames de necropsia ajudou bastante. Hoje, as unidades estão abastecidas com essas face shields e é proteção do profissional que está atuando, diretamente, na linha de frente das necropsias”, explica Tatiane.