PET Engenharias produz vídeos estimulando rotinas mais sustentáveis

Durante esse período de isolamento social, necessário para barrar o contágio por coronavírus, muitas pessoas têm aproveitado o tempo para cuidar da casa. Elas organizam e limpam todos os cômodos internos. A proposta do PET Engenharias, que é o Programa de Educação Tutorial dos cursos de Engenharias do campus de Irati, é estender esses cuidados ao meio ambiente, através da adoção de série de hábitos que colaboram para a preservação da natureza. Para isso, os estudantes produziram vídeos com conteúdos educativos e que podem ser aplicados de forma prática.

Um dos vídeos ensino como fazer uma horta vertical

O foco principal, segundo a tutora do PET Engenharias, professora Daniele Ukan, são as rotinas sustentáveis. “Nós produzimos diversos tipos de resíduos em casa – orgânicos, dos nossos alimentos, o lixo que pode ser reciclado e também os medicamentos. São resíduos totalmente diferentes que devem ser descartados de forma diferenciada. E nós acreditamos que, com esses vídeos, nós podemos contribuir para que as pessoas separem melhor o seu resíduo”, afirma Daniele.

Dentro dessa temática geral da separação de resíduos domiciliares, a equipe do PET, formada por professores e alunos das engenharias da Unicentro, também detalha alguns pontos específicos dessa prática. Um dos vídeos, por exemplo, fornece instruções de como aproveitar os resíduos orgânicos para fazer compostagem. Em outro, é ensinado como fazer uma horta vertical, que pode ser fixada até mesmo dentro de casa. Os vídeos também estimulam a criatividade ao indicar as possibilidades de reaproveitamento de materiais recicláveis.

Outra produção mostra como fazer vai-e-vem caseiro

Com temas que envolvem o meio ambiente, brinquedos que a gente pode fazer com produtos recicláveis, com aquilo que a gente ia jogar fora – que a gente pode reutilizar apra brincar em casa e, de certa forma, reunir a família -, instruções de uma alimentação melhor nessa quarentena e algumas informações que a gente adquiriu na universidade e que a gente pode repassar para o pessoal de casa”, discorre a petiana Karen Letícia Wantroba, que é estudante de Engenharia Florestal na Unicentro.

O PET tem como objetivo o estímulo à pesquisa e à extensão universitárias durante a graduação. A produção de conteúdo em formato audiovisual foi uma alternativa que os integrantes do grupo encontraram para dar continuidade às atividades durante essa quarentena. “São vídeos curtos, com uma linguagem bem simplificada, para que as pessoas possam ajustar à sua rotina dentro do que a gente está vivendo no momento”, conta Daniele.

Inicialmente foram produzidos dez vídeos, que estão sendo postados pouco a pouco nas redes sociais – Facebook e Instagram – do PET Engenharias da Unicentro.