Farmácia Escola segue entregando medicamentos a população de Guarapuava

Cuidar da saúde da população é uma das muitas ações desenvolvidas, todos os dias, pela Unicentro em prol da sociedade. É por isso que a Farmácia Escola, que fica no campus Cedeteg da nossa universidade, mesmo com a suspensão das aulas devido ao covid-19, continua atendendo a toda a comunidade de Guarapuava que precisa retirar medicamentos. Essa dispensação é resultado de um convênio firmado com a Prefeitura de Guarapuava, que possibilita que todos os remédios disponibilizados nos postos de saúde, também possam ser retirados gratuitamente na Farmácia Escola.

Nesse período, como ressalta o professor Paulo Renato de Oliveira, os cuidados na hora da entrega dos medicamentos é fundamental. “Na hora da entrega, então, a gente tem mantido uma distância de dois metros entre os pacientes. A gente colocou uma bancadinha com álcool gel para o paciente higienizar as mãos antes de adentrar a Farmácia Escola e, também, a gente limitou o atendimento para ter umas duas pessoas, no máximo, dentro da Farmácia Escola”, afirma.

De acordo com o professor, qualquer pessoa que seja moradora de Guarapuava pode retirar os medicamentos na Farmácia Escola. Só é preciso apresentar a receita médica. Além disso, ele alerta que os pacientes que fazem parte do grupo de risco devem pedir que outra pessoa faça essa retirada. “Uma pessoa idosa, uma pessoa hipertensa, que está no grupo de risco, pode passar sua receita para um vizinho, para um filho, para um amigo que não esteja nesse grupo de risco, que ele vai poder ir lá e retirar os medicamentos normalmente”.

Atendimento a população segue recomendações da OMS, durante pandemia (Foto: arquivo pessoal)

Entre os remédios disponíveis estão, por exemplo, anti-inflamatórios, antibióticos, re-hidratantes, complexos vitamínicos e antialérgicos, além dos medicamentos de uso contínuo, como anti-hipertensivos e antidiabéticos. “Os medicamentos disponíveis são medicamentos muito utilizados pela população, principalmente para hipertensão e para diabetes. Então, como as pessoas hipertensas e diabéticas fazem parte do grupo de risco do coronavírus é muito importante que elas continuem tomando seu medicamento para ter o controle da pressão e da glicemia na diabete”.  Nesse período de isolamento, os serviços de aferição da pressão arterial e da glicemia, que também são prestado pela Farmácia Escola, estão limitados. Isso porque, de acordo com o professor Paulo Renato, o atendimento requer um contato muito próximo com o paciente. Dessa forma, esse serviço só está sendo feito em casos mais graves e urgentes.

O atendimento na Farmácia Escola é diário, das 7 da manhã até às 17 ou 19 horas. O horário do dia está sempre afixado na porta do local. Para mais informações, o telefone é (42) 3629-8149.