Professores e estudantes de Enfermagem participam de campanha de vacinação

Mesmo com as atividades suspensas na Unicentro, os professores, agentes e estudantes da universidade não se furtam de sua responsabilidade social nesse momento de prevenção e combate ao coronavírus. Exemplo disso é a participação de docentes e discentes do curso de Enfermagem no primeiro dia de campanha de vacinação contra a gripe. Em Guarapuava, foram montados dois postos ao ar livre, um no Parque do Lago e outro no estacionamento do Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Eles funcionaram como um drive thru. Os idosos chegavam de carro, estacionavam e recebiam as doses de vacina sem precisar descer do automóvel.

Postos ao ao livre foram montados em dois locais (Foto: arquivo pessoal)

“A vacinação dos idosos em local aberto, dentro do próprio carro, poderá evitar que eles se aglomerem e se exponham à contaminação de outras doenças, especialmente ao Coronavírus, que demanda isolamento social para evitar a transmissão para os idosos, os quais ao adquirirem a doença têm apresentado maior risco de agravamento”, explica a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Alexandra Madureira. Ela também conta os motivos que levaram a participação da Unicentro na campanha. “Diante da demanda dos profissionais do sistema de saúde para o atendimento ao Covid-19, professores e alunos da Unicentro, de Departamento de Enfermagem, se dispuseram a colaborar na campanha de vacinação da influenza. Pois, assim, poderão contribuir para reduzir a sobrecarga dos profissionais da saúde do município”.

Uma das estudantes que participou da ação, vacinando os idosos, foi a Tayná Stein, que está no terceiro ano da formação em Enfermagem. Para ela, a vacinação contra a gripe nesse momento, além de antecipar a imunização dos idosos contra a gripe, é também uma oportunidade de explicar os cuidados básicos para evitar o Covid-19 e outras doenças respiratórias transmitidas por vírus. “Dá também para a gente explicar que alguns hábitos precisam ser mudados para a prevenção de determinadas doenças como, por exemplo, hoje a da gripe, que nós estávamos fazendo a campanha, e também a Covid-19, entre outras várias outras doenças. Elas podem ser evitadas com lavar as mãos com água e sabão, cobrir o rosto ao espirrar e tossir, para que seja evitada a disseminação entre os mais vulneráveis. Todas as pessoas são suscetíveis a terem a doença, porém existem aqueles que são o maior risco, no caso dos idosos e quem tem doenças crônicas”, detalha Tayná.

Imitando um drive thru, estudantes vacinavam e orientavam os idosos nos carros (Foto: arquivo pessoal)

As estudantes e professoras de Enfermagem aplicaram as vacinas no Lago e no Cisgap. No total, foram 1900 doses – 1100 no parque municipal e 800 no posto montado no Consórcio Intermunicipal de Saúde. A Secretaria de Saúde de Guarapuava esperar receber um novo lote de vacinas e repetir a ação na quinta-feira, dia 26. E, mais uma vez, a Unicentro é parceira. Além disso, segundo a professora Alexandra Madureira, o Departamento também está envolvido em panfletagens para a orientação da prevenção do coronavírus e lidera um projeto de extensão institucional, ligado ao proposto pela Superintendência de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que tem como objetivo formar equipes para atuar em vários polos do estado visando o atendimento aos casos de Covid-19.

“Sobre as ações do Departamento de Enfermagem da Unicentro nesse período de Coronavírus, o projeto feridas, que na tem maioria dos seus pacientes os idosos, está fazendo os curativos no domicílio, não só no município de Guarapuava, mas também nos municípios de Turvo, Cantagalo, Boa Ventura e no interior da colônia. Então, para evitar que esses idosos venham até o Cedeteg, ao projeto, os profissionais, os professores do Departamento estão indo até o seu domicílio fazer esses curativos, pelo menos, no próximo mês vai acontecer dessa forma”, finaliza Alexandra.