Unicentro decide pela suspensão das aulas

Unicentro decide pela suspensão das aulas

A Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Coronavírus (Covid-19) da Unicentro, em reunião na tarde dessa segunda-feira, 16, deliberou pela suspensão das aulas. As atividades de ensino, pesquisa e extensão nos campi universitários, unidades avançadas e extensão seão deliberadas nos conselhos superiores da Unicentro. Participaram da reunião de trabalho, representantes da Faculdade Guarapuava e do Centro Universitário Campo Real – instituições que também decidiram pela suspensão das aulas – e da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava. Para a decisão foram levados em conta, ainda, os pareceres da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), bem como as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No caso da Unicentro, a suspensão teve início já na noite de segunda-feira e é válida até o dia 12 de abril. Esse período, segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, foi definido a partir da estimativa dos especialistas da área da saúde de que “o pico do problema do cononavírus ocorrerá daqui a 30 dias. Assim, perto do final desse prazo, a Comissão fará uma reunião para reavaliar o problema e analisar se será necessário prorrogar por mais tempo”.

Por enquanto, estão mantidas as datas de matrículas de novos estudantes, conforme os editais de convocação. Já na reunião dessa terça, as 14h, com participação dos membros do CAD (Conselho de Administração) e do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), dois temas centrais serão deliberados: formas de realização das atividades de ensino e de atividades essenciais – como ensino, pesquisa e extensão que envolvem seres vivos (humanos, animais e plantas) no período de suspensão das aulas presenciais – e funcionamento dos serviços administrativos. “O Cepe e o CAD trabalharão sobre como serão as atividades durante este período de suspensão das atividades presenciais. Adotaremos o ensino a distância? Não adotaremos? Como que a administração superior, os agentes universitários trabalharão nesse período?”, explica o reitor da Unicentro.

Deixe um comentário