Unicentro realiza pesquisa sobre a situação da mulher no mercado de trabalho guarapuavano

Unicentro realiza pesquisa sobre a situação da mulher no mercado de trabalho guarapuavano

A inserção da força de trabalho da mulher no mercado de Guarapuava foi a abordagem da última pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Práticas Econômicas (Nepe), ligado ao Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro. A pesquisa, liderada pelas professoras Luci Nichai e Zoraide da Fonseca Costa, tomou como base nas informações do Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do ano de 2018. De acordo com o levantamento, as mulheres – que representam 51,12% da população de Guarapuava – ocupam 41,2% dos postos de emprego formais do município.

“Um ponto positivo encontrado pela pesquisa”, segundo a professora Luci, “é que a diferença salarial entre homens e mulheres caiu. Na pesquisa anterior realizada pelo Nepe, com dados da Rais relativos à 2015 e 2016, as mulheres ganhavam 25% menos que os homens no exercício da mesma função. Nessa, essa diferença caiu 7,55 pontos percentuais, caracterizando uma diferença salarial de 17,45%, com as mulheres ainda ganhando menos que os homens”.

Ainda de acordo com a sistematização, as maiores diferenças salariais entre homens e mulheres foram encontradas nos setores da administração pública, do comércio e da industria. Além disso, as diferenças salariais entre homens e mulheres são mais acentuadas em duas faixas etárias – entre os 18 e os 24 anos e dos 30 aos 39 anos.

Deixe um comentário