Unicentro realiza campanha de vacinação contra o sarampo nestas terça e quarta-feiras

Nos dias 10 e 11 de março, o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o Governo do Paraná, a 5ª Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, promove uma campanha de vacinação contra o sarampo em Guarapuava. A vacinação será nos campi Cedeteg e Santa Cruz, nos três turnos, e é aberta a toda a comunidade.

No campus Cedeteg, na terça-feira (10), a vacinação será das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 18h30 às 20h30, em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) e, das 9h às 11h30, no bloco 6 de Agrárias. Na quarta-feira (11), também em frente ao DCE, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No campus Santa Cruz, a aplicação das vacinas será feita no dia 10 de março, no hall de entrada do campus, das 9h às 12h, das 14h às 17h e 18h30 às 20h30.

Segundo a docente do Departamento de Enfermagem da Unicentro, Maria Lúcia Raimondo, uma das coordenadoras da campanha, o público-alvo são jovens entre 20 e 29 anos, independente de terem tomado a vacina anteriormente, pois esse grupo está entre os mais atingidos no Paraná e é o mais atingido no Brasil. “Em especial no último ano, foi possível constatar que a faixa etária mais atingida pelo sarampo é a dos jovens de 20 a 29 anos, que são aqueles que nem todos quando eram crianças tiveram oportunidade de ser vacinados e agora, por isso, essa intenção de atingir essa faixa etária, para poder cobrir aqueles jovens que até então não eram vacinados e, mesmo aqueles vacinados, a gente opta por fazer uma dose a mais, para pegar aqueles que mesmo tendo sido vacinados, não tenham desenvolvido a imunidade” ressaltou Maria Lúcia.

O convite para a realização da campanha veio da 5ª Regional de Saúde e o fornecimento das doses, material e registro ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, cabendo ao Departamento de Enfermagem a elaboração da logística e aplicação das vacinas. “Quem nos convidou para fazer a campanha foi a regional de saúde, porque ela considera que nós atingimos uma grande faixa dessa população que está ali entre os 20 e 29 anos, eles estão dentro da universidade e das outras faculdades, então foi assim que surgiu o convite”, disse Maria.

Todos os acadêmicos e docentes do curso de enfermagem da Unicentro estão envolvidos na campanha. Desde os acadêmicos dos primeiros anos, que ainda não tiveram a disciplina de “Imunização”, ficando responsáveis pela divulgação e panfletagem, até os acadêmicos dos 3º, 4º e 5º anos, que participarão ativamente da vacinação. Para Maria Lúcia esse é o papel da universidade, ressaltando a importância de se envolver junto à comunidade para levar informação e imunização. “Eu penso que a universidade tem um papel dentro dela própria, então acho que começa aí, de você oportunizar que a universidade traga para os seus próprios alunos essa imunização, traga a conscientização da importância dessa imunização como contribuição para si mesma e nós temos um papel social, que é de abrir as portas da universidade para a comunidade”.

No ano passado, o Brasil perdeu o certificado de país livre do sarampo, conferido pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), após o registro de vários casos da doença em 2018. No ano de 2019, no Brasil foram confirmados 18.203 casos da doença, com 15 óbitos.

Vacinação em Irati

Em Irati, o campus da Unicentro receberá equipes de vacinação, disponibilizadas pela Secretaria de Saúde de Irati, em dois locais: Hall do Prédio Principal e Hall do Bloco E. Nos dias 10 e 11 de março, das 9h às 16h e das 18h30 às 21h. Mesmo não estando na faixa etária de 20 a 29 anos, a Secretaria de Saúde recomenda que compareçam aos locais de vacinação no Campus Irati para verificar se seu esquema vacinal está atualizado.