Últimos dias de inscrição para estudantes que queiram atuar em programas de ensino

Com o andamento do ano letivo, a Unicentro dá início também aos programas voltados ao ensino. São atividades que têm como objetivo complementar a formação dos estudantes tanto das licenciaturas, quanto dos bacharelados. Três desses programas estão com inscrições abertas até essa segunda, dia nove de março: o de monotoria, o de tutoria e o de estágio pedagógico.

Em comum, eles têm o fato de um acadêmico apoiar outro, como explica a diretora de programas e projeto, da pró-reitoria de ensino, professora Maria Lurdes Felsner. “Eles têm essa preocupação: possibilitar aos alunos da graduação que eles auxiliem outros discentes que estão cursando disciplinas que eles já concluíram. O aluno que trabalha como monitor ou como tutor tem a oportunidade de fixar, de ampliar o seus conhecimentos, porque ele está atuando naquela disciplina, auxiliando outros colegas” .

Para participar do programa de monitoria, o aluno interessado deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação da Unicentro e já ter cursado a disciplina em que é ofertada a vaga. Já para o estágio pedagógico os requisitos são outros. “O estágio pedagógico voluntário se destina à alunos já graduados. Eles vão entrar em contato com um professor que vai ser como um orientador, um supervisor. Se ele aceitar, então, o egresso pode fazer um estágio em uma determinada disciplina que ele tem interesse em atuar como docente ou que ele queira essa experiência didática em sala de aula”, explica a professora Maria Lurdes.

Além dessas duas possibilidades, há também as vagas para tutoria. Elas são destinadas a alunos de graduação da Unicentro, que tenham interesse em auxiliar estudantes indígenas ou com necessidades educacionais especiais, durante o processo de formação acadêmica. Cada setor do conhecimento publica seus próprios editais de aberta de seleção e todos eles podem ser conferidos no site da universidade.