Campus Santa Cruz promove recepção aos calouros 2020

Mostrar para os estudantes que estão ingressando nesse ano, tudo o que a Unicentro oferece. “A gente chega na Universidade e não tem conhecimento de nada, a gente chega e não sabe onde que é a sala. É muito interessante para a gente se socializar melhor. É muito bom isso”, defende o calouro de Ciências Contábeis Marcos Alexandre Siqueira.

Ajudar os estudantes recém-chegados nesse processo de adaptação e de integração são os objetivos da recepção que deu boas-vindas aos calouros do Santa Cruz. Acolhida realizada em parceria pela direção do campus e pelo Conselho Consultivo da unidade. “Muitos dos nossos acadêmicos são de fora e devem ser acolhidos pela Unicentro”, acredita a diretora do campus Santa Cruz, professora Christine Vargas.

Acolhida procurou mostrar as oportunidades ofertadas aos estudantes pela Unicentro (Foto: Coorc)

Posição compartilhada pelo reitor Fábio Hernandes. “Primeiro, o boas-vindas sempre é muito bom. Como a gente se sente bem quando é bem recebido. A ideia da recepção é essa. Primeiro, recebê-los, dizer que a universidade está de portas abertas, mas além disso, mostrar tudo que é feito na nossa universidade, as instalações da nossa Unicentro. Essa recepção é indispensável”.

E são tantas as oportunidades ofertadas aos estudantes pela Unicentro que foram necessários dois dias de atividades. Teve palestra e tour pelo campus. Cada cantinho foi apresentado aos calouros pelos veteranos. Para a estudante de Letras Português Vanessa ferreira de Andrade, “a maior importância para eles é conhecer a Unicentro. Quando a gente entra aqui, a gente entra tudo meio perdido, principalmente para quem vem de outras cidades. Então, para eles conhecerem, por exemplo, lugares importantes – Reitoria, Protocolo, Diap, Propesp… São momentos que eles vão conhecer a Unicentro por completo e vão descobrir o que cada ambiente faz”.

Já para a caloura de Publicidade e Propaganda Larissa Maria Martins, o sentido da ação está em “ter essa integração entre calouro e veterano, acho que é muito importante essa relação, essa amizade, porque a gente vai conviver quatro anos, três com eles”.

Confraternização terminou em festa (Foto: Coorc)

No segundo dia, as atividades foram organizadas pelos departamentos pedagógicos. Em destaque, além das ações de ensino, as atividade de pesquisa e de extensão realizadas pelos professores e como os alunos podem fazer para participar. “A gente quer incentivar os alunos para que eles iniciem, logo no primeiro ano, já com Iniciação Científica e fazendo parte das extensões que a gente desenvolve dentro do departamento”, explica a chefe do Departamento de Ciências Contábeis, professora Rita de Cássia Fonseca.

E a programação terminou em festa! Com barraquinhas de comidas e bebidas e muita música ao vivo. “Foi bem agradável, os veteranos foram super receptivos, abertos a ajudar a gente no que precisarmos”, avalia o calouro do curso de Jornalismo, Esdras Brito.