Diretoras do campus de Irati tomam posse para gestão 2020-2024

Todo início de ano traz coisas novas. E para a Unicentro, 2020 é ainda mais marcante neste sentido. Isso porque a universidade está com novos representantes em sua administração central. Os novos reitor e vice-reitor da Unicentro agora são os professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, que foram empossados no início de fevereiro. As direções de cada campi universitário também já assumiram oficialmente os cargos, ficando responsáveis por cada unidade da Unicentro durante o quadriênio de 2020 a 2024.

Em Irati, as professoras Andrea Nogueira Dias e Adriana Queiroz Silva serão as gestoras do campus durante os próximos quatro anos. A professora Andrea, que ocupa agora o cargo de diretora do Campus Irati, antecipa algumas das demandas percebidas pela administração, que receberão uma atenção especial nesta gestão. “Uma das coisas principais que a gente espera e que a gente ouviu durante a campanha e percebeu bastante é relacionado à assistência aos nossos estudantes, envolvendo questões de alimentação, transporte, envolvimento com esporte, melhoria da estrutura física da universidade, entre outros interesses dos próprios estudantes”.

A professora Andrea é a diretora empossada do campus Irati (Foto: Coorc)

Ainda segundo Andrea, cuidar do bem-estar dos acadêmicos é uma das prioridades da nova gestão. “A gente quer sim, junto com a comunidade, transformar o campus no local mais agradável possível, com espaços lúdicos, espaços que os estudantes podem ter, porque muitos passam todo o dia aqui. Então, a gente precisa de espaços onde eles possam descansar, realmente ter esse momento de lazer dentro do próprio campus”.

Na cerimônia de posse da direção do Campus Irati estiveram presentes professores, funcionários, ocupantes de cargos diretivos da universidade, estagiários e estudantes da Unicentro. Também compareceram autoridades locais e estaduais, e representantes de outras instituições de ensino. “O crescimento da Unicentro proporciona um desenvolvimento, para nós, muito grande na cidade, oferecendo mais cursos, trazendo conhecimento aos jovens de Irati. Então, para a prefeitura é importante isso e é por isso que a gente dá muito valor para isso. A Unicentro, sem dúvida nenhuma, trouxe um progresso muito grande para a cidade”, salientou sobre a importância da Unicentro para a população local o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

Esse reconhecimento da Unicentro como instituição de ensino vital para o progresso de Irati se deve ao trabalho realizado pela equipe da universidade ao longo dos seus anos de existência. O último diretor do Campus Irati, professor Afonso Figueiredo Filho, faz um breve balanço da gestão que ele acaba de encerrar na universidade. “Tivemos uma gestão num período muito difícil do país e isso respingou no Estado. Obviamente que as nossas universidades estaduais sofreram com isso. Então, foi um período muito difícil do ponto de vista de recursos financeiros. Mas veja, acho que conseguimos, nesses quatro anos, manter o campus funcionando bem. Se os recursos são poucos e, mesmo assim, a gente consegue ser bem avaliado, isso é mérito incondicional da comunidade como um todo – professores, funcionários e os próprios alunos que participam e elevam o nível dos cursos”, avalia.

Responsável pela vice-direção do campus Irati no último quadriênio, o professor Erivelton Fontana de Laat salientou que, durante a gestão, um dos principais objetivos foi fortalecer a ponte entre a universidade e a comunidade. “Acho que o nosso papel aqui nesses quatro anos foi de traduzir, principalmente para a cidade e para a região, que a universidade faz e produz muita coisa, em termos de formação dos meninos e meninas que passam por aqui, pela pesquisa, pela extensão, pela comunidade que a gente sempre lutou para participar e estar dentro do campus”.

Adriana fica na vice-direção entre 2020 e 2024 (Foto: Coorc)

O professor Fábio Hernandes, reitor recém-empossado da Unicentro, comenta que, ao assinar as portarias que designam as novas administradoras do Campus Irati, a reitoria da universidade também assume algumas responsabilidades e projetos para a expansão da unidade. “Sabemos a importância da Unicentro no desenvolvimento regional. Então, temos sim muitos projetos aqui para Irati. Além dos cursos de graduação que estão previstos no plano de expansão – sendo Engenharia Civil a prioridade aqui, também nós vamos trazer aqui o nosso Gabinete da Reitoria, teremos aqui uma diretora de gabinete, teremos aqui atividades mais intensas. Então, a administração superior da universidade estará em Irati cada vez mais”, afirma Fábio.

Com respaldo nesse desejo de uma maior integração entre a Reitoria e os campi universitários da Unicentro, a nova vice-diretora do Campus Irati, professora Adriana Queiroz Silva, exemplifica um dos projetos previstos que seguem essa linha. “Uma proposta que vem da Reitoria e que os três campi estarão abraçando também é o Crie. Então, é um projeto novo, que é um núcleo de institucionalização, inovação e empregabilidade. Então, estaremos priorizando a inovação e, também, vendo a parte dos nossos discentes estarem junto ao mercado de trabalho, com oportunidades junto do mercado de trabalho”. Mesmo com alguns planos já traçados para o quadriênio, a vice-diretora Adriana destaca que o mais importante para a universidade seguir evoluindo é o diálogo.