Farmácia Escola recebe equipamentos que vão possibilitar ampliar o atendimento a comunidade

A Farmácia Escola da Unicentro recebeu quatro novos equipamentos – uma lavadora de microplacas, um leitor de microplacas, um microscópio laboratorial e um analisador bioquímico, com capacidade para realizar 160 testes por hora. As aquisições totalizam um investimento de R$ 100 mil e foram possíveis por meio de uma emenda individual direcionada pelo deputado federal Aliel Machado.

Para o coordenador da Farmácia Escola, professor Marcos Ereno Aurer, esses equipamentos vão possibilitar que a unidade passe a oferecer novos serviços para a comunidade. “Agora, a gente irá preparar ações direcionadas para o trabalho com a comunidade, lembrando sempre que o nosso objetivo é fazer com que a universidade atenda e a população seja beneficiada, em especial que as pessoas mais carentes tenham acesso”.

Com os novos equipamentos, a Farmácia Escola poderá realizar novos tipos de exames, inclusive fazendo parte de campanhas e projetos maiores. “A gente tem um projeto grande, que é um projeto de obesidade em crianças e, agora, os exames poderão ser realizados aqui na nossa unidade. Com os equipamentos, esses de imunologia, há possibilidade de fazer exame de HIV, hepatite, determinar anticorpos e antígenos (substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos). Então, são outros exames que podem estar atrelados à questão de saúde da mulher, por exemplo, são novas demandas que podem ser inseridas”, detalha Marcos.

Ao todo, foram quatro os equipamentos adquiridos (Foto: Coorc)

Presente na cerimônia, realizada na tarde do dia sete de fevereiro, em um de seus últimos atos no cargo de reitor, o profssor Osmar Ambrósio de Souza destacou a importância de parcerias por meio de emendas parlamentares, pelo recurso ser destinado exclusivamente para projetos da universidade. “A sociedade é que ganha com essas emendas. Nós temos muito a agradecer ao deputado Aliel que vem, ano a ano, colocando emendas e resolvendo determinadas questões dentro da universidade, nosso muito obrigado”.

Representando o deputado federal Aliel Machado durante a entrega dos equipamentos, o assessor parlamentar Lizandro Vieira salientou a relevância da aplicação de emendas em projetos que atendam a comunidade por meio das universidades públicas. “A Unicentro vai conseguir ampliar os atendimentos aqui na Farmácia Escola. Eles vão conseguir trabalhar com campanhas, fazer campanhas relacionadas à doenças sexualmente transmissíveis, à outros tipos de doenças que precisam do exame de sangue e que esses equipamentos vão auxiliar”, argumenta. Durante a sua fala na cerimônia, o assessor parlamentar também indicou que mais uma emenda no valor de R$ 200 mil está sendo direcionada para a Unicentro, visando atender ao PIA (Programa de Inclusão e Acessibilidade) e ao curso de Enfermagem.

O então diretor do campus Cedeteg e agora reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, agradeceu ao deputado, ressaltando que os equipamentos significam a expansão do atendimento à comunidade. “Essa emenda federal, que nós conquistamos via o deputado federal Aliel Machado, veio trazer muitos benefícios para a nossa universidade. Primeiro que são equipamentos que o nosso orçamento,] em um primeiro momento não permitia – e ainda não permite – a aquisição dos mesmos. O segundo motivo é que estes equipamentos, além dos projetos de extensão, de atender a comunidade, de fazer exames de sangue, que nós não conseguíamos, exames clínicos que nós não conseguíamos realizar, agora a gente consegue realizar e expandir ainda mais os nossos projetos de extensão com a comunidade”.