Abertas as inscrições para a seleção do mestrado e do doutorado em Ciências Florestais

Abertas as inscrições para a seleção do mestrado e do doutorado em Ciências Florestais

Estão abertas as inscrições para a seleção das turmas 2020 de mestrado e doutorado do PPGF, que é o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro. A área de concentração do Programa é Manejo Sustentável de Recursos Florestais. A formação é voltada para profissionais tanto da Engenharia Florestal, quanto de áreas afins do conhecimento. O coordenador do PPGF, professor Eduardo da Silva Lopes, destaca algumas vantagens que as titulações acadêmicas proporcionam para a carreira nesta área.

Na graduação, ainda é um profissional mais eclético que tem uma visão do todo. Mas hoje, muitas empresas, muitos segmentos florestais têm buscado profissionais com maior grau de especialização e eu acho que esse profissional, a chance dele ser valorizado mais, vai ter. O mestrado vai permitir que ele amadureça como profissional, que ele se especialize mais numa determinada área que ele tenha afinidade e isso vai propiciar que, quando ele entrar em uma empresa, um órgão de governo, enfim, eu acredito que ele vai ser mais valorizado e vai conseguir desenvolver melhor o seu trabalho. Muitas empresas têm buscado doutores para desenvolver pesquisas dentro da empresa, mas quando se vai para o doutorado, a gente observa que essas pessoas vão mais para a academia”, explica o professor Eduardo.

As inscrições ficam abertas até o dia 24 de janeiro e devem ser feitas através do site do Programa. Após o cadastramento online, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição e anexar o comprovante junto com a documentação exigida, e entregar tudo na Secretaria do Programa, localizada no Campus Irati, ou enviar pelos Correios. A relação de documentos para a inscrição pode ser encontrada no site do PPGF. Na inscrição, o candidato deverá indicar as áreas de atuação de interesse em que pretende desenvolver o seu trabalho de pesquisa: Ergonomia, Mecanização e Colheita Florestal, Manejo de Florestas Nativas e Plantadas, Melhoramento Florestal, Otimização Florestal, Patologia Florestal, Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais, Silvicultura Urbana, Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

O coordenador do programa explica como funciona o processo de seleção para os cursos da Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro, que acontece em uma etapa única. “Essa etapa única é composta de uma prova escrita de conhecimentos genéricos da área florestal. Também é avaliado o currículo lattes desses profissionais com os respectivos documentos comprobatórios, também uma entrevista pessoal que se faz pra poder entender um pouquinho do perfil do candidato, as propostas de pesquisa que ele quer fazer. Enfim, uma conversa pra conhecer o candidato. E, por fim, o quarto item é a proposta de pesquisa”.

A homologação das inscrições e convocação para o processo de seleção será divulgado até o dia cinco de fevereiro. A prova escrita será realizada no dia dez de fevereiro, das 8h30 até o meio-dia, no auditório do PDE no campus Irati. O resultado final do processo seletivo será divulgado pelo PPGF, por meio de edital a ser publicado no site do Programa até o dia seis de março. A matrícula dos candidatos aprovados deverá ser realizada no período de 11 e 12 de março, com início das aulas no dia 16 de março.

Deixe um comentário