Enfermagem homenageia apoiadores da criação do curso há 20 anos

O curso de Enfermagem da Unicentro está comemorando 20 anos e durante todo 2019 foram promovidos diversos eventos focados em disseminar aos alunos todas as conquistas e a história construída por diversas pessoas que passaram pelo curso. Esse também foi o objetivo da cerimônia que reuniu os professores fundadores do curso na Unicentro, profissionais da saúde, egressos e atuais alunos.

A professora Maria Emilia Marcondes Barbosa, que está na Unicentro desde o início dom curso, destacou sua emoção e felicidade em ver toda a evolução pelo qual o departamento passou durante esses anos.Me sinto honrada por poder contribuir, por ter feito um trabalho que está sendo reconhecido, que vem sendo reconhecido desde a primeira turma. Nós temos egressos que construíram esse histórico de sucesso”, conta.

Segundo a atual chefe do Departamento de Enfermagem, professora Alexandra Bittencourt Madureira, a cerimônia foi uma forma de finalizar as comemorações, reunindo as que fizeram parte da história do curso aqui na Unicentro. “Nós trouxemos os profissionais que, há 20 anos, iniciaram a construção do curso – tanto profissionais da universidade, quanto profissionais externos, as instituições que estão entre são nossas parceiras desde a criação do curso, os hospitais, a própria Secretaria de Saúde – e, também, não poderíamos de deixar de trazer os nossos egressos”, relata.

Estudantes, egressos, atuais e ex-professores participaram da cerimônia (Foto: Coorc)

O médico Gilberto Saciloto foi um dos apoiadores externos da criação do curso. Para ele, o encontro é, sobretudo, uma homenagem a todos que, de alguma forma, fizeram a diferença para que a oferta de Enfermagem pela Unicentro se tornasse realidade, assim como a própria universidade. Sinto muito orgulho. Nós estávamos vindo daquele movimento de reconhecimento da Unicentro, que foi um movimento popular, um movimento muito bonito que houve aqui dentro”, lembra Gilberto.
A egressa Ana Flavia Rinaldini afirma que a qualidade do curso de Enfermagem da Unicentro foi definidora para a construção da sua carreira. “O processo de formação na Unicentro é maravilhoso, os professores são muito bons, a faculdade é muito boa e ela traz um conhecimento tanto da questão prática quanto da questão teórica para a gente, ela capacita a gente muito para os campos de trabalho”.
Isabella Schroeder Abreu, que leciona no curso há 17 anos, demonstrou a alegria em fazer parte do corpo docente. É uma honra poder estar aqui participando desses 20 anos e de ver toda essa evolução, o quanto o curso cresceu, quantos alunos nós formamos até hoje. É muito orgulho para nós, a gente ver quantos profissionais a gente tem espalhado em todo o Brasil e fora do país também”, diz a docente.

Para a egressa Elida Kuchla o encontro foi uma oportunidade para demonstrar toda a gratidão pelos colegas, professores e pela Universidade. Eu tenho uma gratidão enorme pela Unicentro e pelo curso de Enfermagem. Eu estou muito feliz em retornar aqui hoje, em poder rever colegas e professores. Porque a Unicentro ela tem um diferencial, o curso na Unicentro tem um diferencial, ele foi muito importante para minha carreira”.00