Curso de Turismo promove concurso para incentivar novos empreendimentos em Prudentópolis

Inovar é importante para qualquer profissão e para o setor turístico não é diferente. Por isso, alunos do curso de Turismo do campus avançado da Unicentro em Prudentópolis promoveram a primeira edição do Mentes Brilhantes. O evento premiou as três melhores propostas inscritas no Concurso de Ideias Inovadoras para o Turismo que, de acordo com o estudante Jean Vieira, buscou incentivar a comunidade prudentopolitana a empreender nesta área, já que a cidade é conhecida por seus diversos atrativos turísticos.

Então, nesse primeiro concurso foram abertas as inscrições para toda a comunidade – acadêmicos e de toda a cidade – e a gente teve em torno de 16 ideias inscritas. A iniciativa era que a pessoa ficasse bem livre mesmo, que ela fizesse a inscrição através de unidades coletoras, que a gente colocou em alguns pontos da cidade, também através de um link, tudo bem simples, pode ser bruto o que a pessoa pensa, porque no futuro a gente pode estar lapidando essa ideia, no futuro a gente tem como um objetivo a realização de uma continuidade desse trabalho, expandindo para outros negócios, desenvolvendo o empreendedorismo local”, conta Jean.

O Mentes Brilhantes foi organizado pelos futuros turismólogos como uma das atividades práticas da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, ministrada pela professora da Unicentro Jéssica Mustefaga Toledo. A docente explica como foram definidos os critérios de avaliação dos projetos inscritos no concurso de ideias. “A gente estabeleceu cinco critérios, entre eles a gente analisava a criatividade e inovação da ideia, que significa se é algo que não é comum no nosso contexto; se ela era aplicável, se era viável; se ela era coerente, bem explicada para entendê-la, entre outros aspectos que a gente considerou importante pra poder avaliar”, diz Jéssica.

Proposta ganhadora recebeu aceite para pré-incubação (Foto: Coorc)

Uma das propostas premiadas se chama “Turismo em Duas Rodas” e foi idealizada pelo funcionário público Fabiano Ferreira. “A minha ideia vem dos meus propósitos pessoais, eu sempre saio, quase todos os finais de semana, para curtir a natureza, andar de moto, pescar, e acabei vendo isso como um potencial investimento para o turismo. A princípio, o meu projeto se chama Turismo em Duas Rodas, justamente por se tratar de levar o turista de moto, a minha ideia principal é levar o turista de moto conhecer Prudentópolis pelos caminhos alternativos, pelas trilhas pelo meio do mato”.

Os proponentes das três melhores ideias receberam como prêmio alguns incentivos patrocinados por parceiros do evento, como 250 reais em dinheiro, 70 reais em combustível e um vale pré-incubação na Ineti, que é a Incubadora de Negócios Irati. A pré-incubação é uma assessoria para a análise da viabilidade de execução de um negócio. Segundo a diretora da Incubadora e professora da Unicentro, Adriana Queiroz Silva, essa é uma das formas de incentivar a liderança na carreira do Turismo, para que os profissionais da área tenham um engajamento empreendedor para o setor. “Nesse processo do turismólogo, ele tem que estar envolvido e ter liderança, para que ele possa nessa liderança estar envolvendo todos os atores necessários para que Prudentópolis se desenvolva na área do turismo”, explica Adriana.

A diretora da Incubadora de Negócios deu uma palestra no dia da premiação do concurso de ideias inovadoras. Durante a sua fala, ela destacou que é essencial para o turismólogo pensar o seu trabalho considerando a era das tecnologias digitais. “O turismo hoje, a gente tem alguns perfis, algumas áreas que são trabalhadas, que em virtude das tecnologias elas vão se tornar obsoletas, e o turismólogo tem que pensar em novas formas de estar atuando na área. Então, é só inovando e empreendendo para entender esse processo”.

Outro premiado no concurso do Mentes Brilhantes foi o empreendedor Eurique Zaias. Ele já tem um projeto incubado pela Ineti, que é uma plataforma que localiza os fornecedores de artigos personalizados mais próximos, para que consumidores possam fazer compras de produtos online. Mas para o concurso de ideias inovadoras, o Eurique inscreveu uma outra proposta, em conjunto com um amigo, que consiste em um centro de recepção ao turista que visita Prudentópolis. “Não é simples a gente incentivar o turismo, trazer o turista para cá, mas também não é uma coisa de outro mundo. Várias outras cidades fazem isso. A gente tem que aprender com as outras cidades, com outras pessoas que fazem o receptivo, conseguem trazer o turismo para realmente utilizar, usufruir e querer voltar principalmente para nossa cidade”, avalia Eurique.