Unicentro e Agrária divulgam finalistas do Prêmio Franz Jaster de Comunicação 2019

A sétima edição do Prêmio Franz Jaster de Comunicação, promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e realizado pela Unicentro – através da Coordenadoria de Comunicação Social –, teve 61 trabalhos inscritos em seis categorias: Assessoria de Imprensa, novidade desse ano; Fotografia; Jornalismo Impresso ou Online; Material Televisivo; Reportagem Radiofônica; e Universitários. “O Franz Jaster tem se mostrado um momento aguardado pelos jornalistas e veículos de comunicação. E isso é perceptível no crescimento do número de trabalhos inscritos. Ano passado foram 40 e nesse 61. Um aumento de 50%”, ressalta a coordenadora do Prêmio, a professora Ariane Pereira, que é diretora de Imprensa da Unicentro.

Os trabalhos finalistas foram definidos após avaliação dos inscritos por um júri técnico formado por professores da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), da UFU (Universidade Federal de Uberlêndia), da Ufac (Universidade Federal do Acre), e da UFPR (Universidade Federal do Paraná), além de profissionais da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação) e da afiliada de Chapecó da NSC.

Nesse ano, o júri foi composto por Aleta Dreves, Alexandre Lara, Ariane Pereira, Danny Jessé Nascimento, Edna Mello, Fernando Almeida, José Carlos Fernandes, Letícia Ferrari, Luãn Chagas, Lucas Thimoteo, Marcio Fernandes e Mirna Tonus da área de Comunicação e pelo professor Marcelo Cruz Mendes, de Agronomia. Os primeiros observaram os méritos informativos das peças em suas especificidades. Já o segundo avaliou a correção das informações técnicas contidas nas reportagens.

A categoria Assessoria de Imprensa, criada nesse ano, tem como finalista a Secretaria de Comunicação de Guarapuava, com a publicação “Variedade de cevada do WinterShow beneficia produção dos cervejeiros artesanais do Caminhos do Malte”, da jornalista Ana Ligia Sena.

A categoria Fotografia teve 15 trabalhos, de oito veículos de comunicação, inscritos e seus finalistas são:

Café Diário– Fernanda Motter – WinterShow destaca a importância de incluir o trigo na rotação de culturas;

Fatos do Iguaçu– Rodrigo Disnei – WinterShow: Em 2019, atenção especial para o uso de tecnologia e inovação no campo;

Na Hora Notícias– Kléber Erivelton Fernandes – Nova espécie de cevada é apresentada durante o WinterShow 2019;

Revista do Produtor Rural– Manoel Godoy – WinterShow 2019

Secretaria de Comunicação de GuarapuavaAna Lígia Sena – WinterShow 2019 – recorde de expositores e público.

Dez veículos enviaram 22 trabalhos para a categoria Jornalismo impresso ou onlineque tem como finalistas:

Correio do Cidadão– Douglas Meurer Kuspiosz – Inovação garante produtividade e rentabilidade nas culturas de inverno;

Extra Guarapuava– Fábio Augusto Forni Carvalho – A promoção da produção agrária que valoriza o presente e o futuro foi foco de discussões durante a décima sexta edição do WinterShow;

Paraná Central – Paulo Esteche – Imperatriz, a cevada cervejeira do futuro;

Revista do Produtor Rural – Geyssica Reis – WinterShow 2019 teve como foco a inovação no agronegócio;

Site do Sistema Faep/Senar-PR– Antonio Carlos Senkovski – Dupla trigo-soja garante produtividade prolongada.

Para a categoria Material Audiovisual foram enviados oito trabalhos por quatro empresas de comunicação. Os finalistas são:

Café Notícias– Fernanda Motter – As novidades da maior feira de cereais de inverno do WinterShow 2019;

Fatos do Iguaçu– Andréa Alves e Adriano Leite Ferreira – WinterShow2019: Destaque ao cultivo e apresentação da Imperatriz, nova cultivar de cevada;

Na Hora Notícias– Kléber Erivelton Fernandes – WinterShow chega a 16. edição e o potencial da produção de trigo é o assunto de destaque;

Na Hora Notícias– Kléber Erivelton Fernandes – WinterShow: um espaço de aprendizado e incentivo ao cultivo de cereais;

Na Hora Notícias– Kléber Erivelton Fernandes – WinterShow: um espaço de geração de negócios.

A categoria Reportagem radiofônica contou com nove trabalhos e tem como finalistas:

Café Notícias– Fernanda Motter – Série de reportagens WinterShow 2019;

Café Notícias– Fernanda Motter – WinterShow – um espaço para geração de conhecimento;

Correio do Cidadão– Douglas Meurer Kuspiosz – 16. edição do WinterShow é realizada em Guarapuava;

i-Política– Alexandre Pessoa – Da cevada à cerveja;

Na Hora Notícias– Kléber Erivelton Fernandes – Nova espécie de cevada é apresentada durante o WinterShow 2019.

Já a categoria Universitários tem como finalistas:

Ágata Neves – As vertentes do WinterShow;

Fábio Augusto Forni– Um breve olhar pela tecnologia existente no campo;

Matheus Buongermino– O agronegócio tecnológico e sustentável a serviço dos produtores rurais;

Priscila Pollon Galina– WinterShow disruptivo;

Ygor Lemes Dores– WinterShow sobre rodas.

A cerimônia de premiação será realizada na sexta-feira, seis de dezembro, às 19h00, na Akademie Ireks & Agrária, que fica na Avenida Paraná, 200, na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios, em Guarapuava.