Unicentro promove última Feira de Artesanato do ano

Unicentro promove última Feira de Artesanato do ano

Tricô, colares, porta-objetos, pinturas em panos e tecidos. Trabalhos manuais produzidos em diferentes técnicas estão em exposição e sendo vendidos na segunda edição de 2019 da Feira de Artesanato da Unicentro. Os produtos dos artesãos de Guarapuava estão expostos no hall do Auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz, e podem ser conferidos até sexta-feira, dia 29 de novembro. O objetivo é divulgar e apoiar a produção artesanal da cidade.

Cada edição da feira tem mais artesão se inscrevendo e com novidades, com coisas muito bonitas que possam ser apresentadas ao público para comercializar e apreciar. Eu acho que o papel da universidade é isso, é fazer essa troca de experiências com a comunidade externa”, avalia a funcionária da Diretoria de Cultura, Elizabete Lustrosa. 

Feira está montada no hall do Auditório Francisco Contini (Foto: Coorc)

Nessa edição, 10 artistas estão expondo um pouco do que produzem. A Cleonice Peplinski, por exemplo, trabalha com esculturas feitas no biscuit e em purungos ou cabaças. Para ela, a feira é sempre uma oportunidade para conquistar novos clientes. “Já faz muito tempo que eu trago meu trabalho para a Unicentro. É um espaço que é cedido para nós, artesãos, e a gente aproveita, né?!Agente é muito grato a isso e porque é público diferente também”, discorre. 

Diferente da Cleonice, a Vera Lucia Souza participa da Feira de Artesanato pela primeira vez. Os mosaicos e as caixinhas decoradas começaram a ser feitos depois que ela se aposentou. “Eu sou uma principiante. Estou começando agora no artesanato. Me aposentei e busquei no artesanato uma forma de terapia, de envolvimento, de atividade lúdica e também de ganhar dinheiro. Por que não?”

Já a Letícia Couto, que também participa pela primeira vez, trouxe bijuterias feitas por ela e por amigos. “Tem várias pessoas que fazem a mesma coisa, só que cada um que você for ver tem um detalhe diferente ou um jeito diferente de fazer. Como a gente aprende, a gente também tem a oportunidade de mostrar para outras pessoas e se outras pessoas quiserem aprender a gente pode ensinar ou mostrar como faz e como a gente aprendeu também”.

A Feira de Artesanato está montada no hall do Auditório Francisco Contini, que fica no campus Santa Cruz. Os produtos dos artesãos de Guarapuava podem ser conferidos até as 22h dessa quinta-feira, 28 de novembro.

Deixe um comentário