Valorização docente é tema de Semana de Estudos de Pedagogia

A atuação docente no Brasil tem enfrentado diversos desafios. Por isso, com a preocupação central de discutir a valorização do professor, o Departamento de Pedagogia realizou a décima edição da Seped. De acordo com a coordenadora do evento, professora Ana Flávia Hansel, a Semana de Estudos de Pedagogia, nesse ano, tem um tema bastante contemporâneo. “É um debate extremamente necessário e pontual frente a todos os ataques e a tudo o que está acontecendo com a educação de forma geral e em todos os níveis”.

Segundo a professora Ana Flávia, a Seped também é um espaço importante para a divulgação científica dos Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos alunos de Pedagogia do campus de Irati e dos resultados das atividades de programas e projetos em que atuam estudantes e docentes do Departamento. Além disso, para ela, os debates contribuem para a formação dos professores de Irati e região a partir da análise da prática docente cotidiana.

Seped foi realizada, simultaneamente, em Irati e Prudentópolis (Foto: Coorc)

Quando você vai para a sala de aula, de modo particular na relação entre o professor e o aluno, você está instruindo o aluno na relação com a vida, na relação com si mesmo, com o outro e com os outros, independentemente da disciplina”, reflete sobre a temática um dos convidados da Seped, o professor Marcelo Naputano, da Universidade Federal de Roraima. A palestra dele, levou a estudante de Pedagogia da Unicentro Jeane Aparecida Zaurbier a repensar a prática docente. “É muito importante para você ver o contexto em que a criança está e conseguir trazer um pouquinho do que você estuda para a prática”.

Durante a Seped, também foi lançado o livro “Políticas e Práticas na Formação Docente e o Atendimento à Infância”. A coletânea traz textos apresentados na Semana de Estudos da Pedagogia de 2018 e foi organizada pela professora Sandra Pietrobon. “Ele tem dois eixos. Um voltado às políticas públicas de formação docente e um segundo eixo, que contempla onze artigos – o primeiro contempla quatro capítulos -, está voltado mais às práticas pedagógicas e ao atendimento à infância”.De acordo com a professora Sandra, como o objetivo do livro é a divulgação do conhecimento produzido na universidade, os exemplares serão doados a várias instituições de ensino.

A Semana de Estudos em Pedagogia também contou com atividades no campus de Prudentópolis, incluindo, assim como em Irati, uma palestra de abertura, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho. Já a conferência que deu início ao evento no campus Irati ainda foi transmitida para os estudantes da modalidade Educação à Distância da Unicentro.