Curso de Fisioterapia da Unicentro completa 20 anos

2019 é especial para o curso de Fisioterapia da Unicentro. É que neste ano o curso comemora 20 anos de criação. Para exaltar essa trajetória de duas décadas de sucesso, foram desenvolvidas atividades, como conta o chefe do Departamento de Fisioterapia, João Afonso Ruaro, como momentos de troca de experiências entre docentes, acadêmicos e egressos do curso. “Foram dois dias de eventos científicos e um mais exclusivo para a comemoração, de fato, dos 20 anos do curso. Tivemos duas atividades em paralelo, de docentes e discentes, em que os professores e os alunos discutiram demandas próprias. Tivemos uma mesa redonda com 15 egressos, cada um representando uma das 15 turmas que se formou, mais cinco alunos das nossas formas atuais”.

O Departamento de Fisioterapia conta, atualmente, com 25 docentes – 15 efetivos e outros 10 colaboradores. São eles que orientam as atividades em sala de aula e na Clínica Escola de Fisioterapia, espaço que presta serviços gratuitos para a comunidade de Guarapuava e região e que é um importante campo de aprendizado para os estudantes. “Um espaço super moderno, totalmente adequado ao ambiente de trabalho do fisioterapeuta e, sem dúvida, não há espaço melhor para aprender a ser fisioterapeuta do que dentro de uma clínica escola. Ali, a gente atende diversos pacientes, de todas as especialidades profissionais. No ano passado, fizemos 15 mil atendimentos”, destaca o professor João Afonso.

A professora Angela Dubiela, que é docente do Departamento de Fisioterapia e também diretora do Setor de Saúde da universidade, participou da cerimônia de comemoração e falou sobre a importância do momento festivo e sobre as expectativas para o futuro do curso na universidade. “É muito gratificante, muito emocionante. Nós estarmos vivendo esse momento histórico para a Fisioterapia, juntamente com 50 anos de Fisioterapia no Brasil. Então, nós temos vários motivos para comemorar, aperfeiçoar o curso com pesquisa, que consigamos mais recursos e caminhando da mesma forma que viemos até aqui”.

Comemoração reuniu professores, alunos e egressos (Foto: Coorc)

Desde o início do curso até agora, mais de 500 alunos já se formaram. Hoje, outros 179 acadêmicos estão matriculados. Fernanda Castanho de Oliveira é estudante do terceiro ano e lembra que o envolvimento dos acadêmicos nas atividades impulsiona resultados de sucesso. “Para nós, estudantes, é um momento de muita alegria. E nesses 20 anos, eu percebo que nós, como estudantes, é que fazemos o curso acontecer também. Os professores nos ajudam, mas nós conseguimos também contribuir muito para que esse curso continue indo para frente. É muito orgulho de fazer parte disso”.

O diretor do campus Cedeteg e o reitor da Unicentro, professores Fábio Hernandes e Osmar Ambrósio de Souza, participaram da cerimônia de homenagem aos 20 anos do curso e destacam a importância da Fisioterapia  também para a comunidade. “O curso de Fisioterapia é uma referência, é um curso que veste a camisa no sentido de atender a nossa população, de preparar excelentes profissionais para o mercado. Hoje, a nossa Clínica de Fisioterapia é a maior, a mais completa e tem os melhores profissionais da nossa região. Então, para nós, é uma alegria, uma satisfação e um compromisso. São 20 anos de um curso que tanto tem trabalhado em prol não só da Unicentro, não só dos seus alunos, como da região. É uma alegria e ao mesmo tempo uma responsabilidade, a responsabilidade de manter a qualidade desse curso e melhorar ainda mais”, afirma Fábio.

Para a universidade, é uma satisfação muito grande ter o curso Fisioterapia, não só pela comemoração dos 20 anos, mas pela comemoração pelo que produziu nesses 20 anos. Então, nosso curso de Fisioterapia teve uma evolução muito grande em termos de produção de conhecimento e em termos de atendimento à comunidade; o curso de Fisioterapia tem seu laboratório, a Clínica de Fisioterapia, que faz um atendimento belíssimo para a sociedade. É comemorar 20 anos de um curso que presta um excelente serviço à sociedade, na área de saúde. Então, isso nos deixa com muito orgulho e muita satisfação por essa comemoração”, finaliza o reitor da Unicentro.