Fórum das Licenciaturas discute a necessidade de valorização da docência

Fórum das Licenciaturas discute a necessidade de valorização da docência

Refletir, articuladamente, sobre a prática pedagógica e sobre a formação dos futuros professores. Esse foi o objetivo do Fórum dos Cursos de Licenciatura da Unicentro que, esse ano, integrou as atividades da Siepe, a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro. Entre os temas do debate estiveram pautas como o acesso e a permanência das minorias na universidade e as frequentes ofensivas à área das humanidades. O professor Clayton Luiz da Silva é um dos coordenadores do Fórum. Para ele, essas temáticas precisam ser discutidas porque há um movimento que dificulta a permanência do professor na carreira acadêmica.

 “Tem dois temas discutidos. Um problema relacionado às licenciaturas dentro do contexto das humanidades, o ataque aos professores de modo geral, como também de modo geral um pouco de desprestígio da carreira docente. Isso repercute na cabeça dos alunos em termos de procura do curso e desistência do curso, da carreira, não queira ser professor”, conta Clayton.

Uma das palestrantes do Fórum foi Michele Lima. Ela afirma que é preciso repensar o modo como a licenciatura é vista pela sociedade em geral. Na verdade, isso é muito fundamental dentro da universidade, isso é muito fundamental porque a gente vive um momento bastante complicado do que é conhecimento, do que é verdade, do que não é verdade”.

O Luca Diacomet é formado em Ciências Biológicas, atua como professor e, atualmente, cursa o último ano de Química na Unicentro. Ele viu na atividade a oportunidade de trocar ideias sobre o futuro das licenciaturas. “Essa troca de ideias, novas mudanças são importantes para que você tenha uma outra percepção”.

Deixe um comentário