Verão é tema da Noite Multicultural desse ano

Verão é tema da Noite Multicultural desse ano

O hall de entrada do campus Santa Cruz ficou colorido, com cada cor representando um país. A mudança no espaço foi para receber a Noite Multicultural 2019, promovida pelo Promul, que é o Programa Multicultural de Línguas da Unicentro. Pouco a pouco, as tradições, os ritmos e as línguas estrangeiras foram tomando conta do espaço.

Nesse ano, segundo o coordenador do Promul, professor Felipe Soares, as apresentações de professores e alunos do programa giraram em torno do tema verão. “Agente buscou, um pouco, fugir dos clichês, como halloween, por exemplo. Então, a gente pensou em trazer coisas relacionadas ao verão, curiosidades, o que fazer, o que não fazer e se distanciar desses clichês que todo mundo já conhece da data”. 

Aluna de um dos cursos de idiomas, a unatiana Roseli Martins declamou, em francês, o poema “Un baiser au drapeau” do poeta François Coppée. “Este poema me faz lembrar que é uma homenagem à bandeira e as três cores da França, além da importância de uma mãe ao educar seus filhos. Então, a mãe é a força que faz com que amem a bandeira”. 

As práticas culturais de diversos países em dias de verão foram abordadas na Noite Multicultural (Foto: Coorc)

E como o verão aqui no Brasil é sinônimo de férias, os alunos do curso de inglês apresentaram um roteiro de viagem. “Agente trouxe desde valor de passagem até o que as pessoas podem fazer em diferentes lugares onde se fala a língua inglesa, não somente os Estados Unidos, mas a Jamaica, por exemplo, o Havaí, a Inglaterra”, conta a professora de inglês do programa Juliana Schinemann.

Já os alunos dos cursos de espanhol, de acordo com a professora Gabrieli dos Santos, falaram sobre os feriados típicos de países que falam o idioma, como o dia dos mortos. “Decidi trabalhar com feriados e como que as pessoas vivem os seus domingos, os seus dias festivos. Nós recortamos alguns feriados importantes como la tomatina, el dia de las monas, el dia de reyes e el carnaval – o carnaval porque nós achamos que as pessoas comemoram apenas no Brasil, mas o carnaval da Espanha é o segundo maior do mundo”, afirma. 

Os trajes e as festas típicos da Alemanha foram trazidos pelos estudantes da professora Sibele Paulino. “As pessoas têm a possibilidade de desenvolver e encontrar um caminho acadêmico a partir do aprendizado de língua. que é algo muito especial”, acredita a professora ao avaliar o desempenho de seus estudantes.

Deixe um comentário