Departamento de Enfermagem promove atendimentos nesse Outubro Rosa

O mês de outubro é especialmente voltado para a saúde da mulher. Por isso, ações de prevenção dos cânceres de mamas e de colo de útero são o cerne da campanha Outubro Rosa. Na Unicentro, atividades de alerta para as mulheres também são realizadas durante todo o mês. Acadêmicos e professores do Departamento de Enfermagem, por exemplo, estão atendendo as mulheres da comunidade universitária e realizando exames preventivos.

Segundo a chefe do Denf, professora Alexandra Bittencourt Madureira, a campanha dentro da universidade é importante porque, muitas vezes, as professoras, funcionárias e estudantes acabam não fazendo os exames pela falta de tempo. “A ideia é dar essa oportunidade para toda a comunidade, mas olhando mais para as acadêmicas. No ano passado nós fizemos uma campanha um pouco mais tímida e esse ano nós resolvemos fazer algo maior”, conta.

O autoexame de mamas é uma das formas de detectar o câncer logo no início

A ação está sendo realizada na Unidade Escola de Enfermagem e é uma parceria da Unicentro e da Secretária Municipal de Saúde. Nesse ano, a expectativa é de que sejam ultrapassados os 100 atendimentos do ano passado. “A importância disso é a gente rastrear o mais rápido possível, mais cedo possível alguma possível alteração nessas mulheres e detectar o mais brevemente possível para que a gente possa detectar alterações em estágios iniciais e encaminhar a mulher para um tratamento mais rápido possível também”, destaca a professora do Departamento de Enfermagem Juliana Rodrigues sobre a importância de oferecer os exames para que seja possível detectar a doença rapidamente.

A acadêmica do quinto ano de Enfermagem Natália Santino faz parte da equipe que está coletando os materiais e enviando para análise nas clínicas credenciadas. Ela salienta a importância de desmistificar os medos das acadêmicas em relação aos exames. “Tem muito medo, receio daquilo que eles têm ideia que é uma coisa, mas na verdade não é. Então, é muito importante que a gente esteja aqui proporcionando isso para esse tipo de população com informações que eles geralmente não tem acesso”.

A Eloisa de Meira Felchack aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia e destaca a importância das mulheres terem acesso aos exames preventivos. “Um acesso livre para poder vir, a minha própria chefe que marcou para mim. Então, ter isso aqui gratuitamente tanto para aluna, estagiária e funcionária, isso é ótimo”, afirma.