Interdisciplinaridade e tecnologias norteiam discussões da Semana de Ciências Econômicas

Com muita interatividade, gincana entre os estudantes e interdisciplinaridade, a XVIII Semana de Estudos de Ciências Econômicas discute o impacto das tecnologias de informação e da comunicação na sociedade. Com quatro noites de atividades, o evento propõe o debate do quadro crítico do desenvolvimento da economia brasileira, tendo como objetivo refletir sobre políticas públicas para o enfrentamento do ciclo recessivo que assola o país, além de agregar conhecimento de outras áreas, desenvolvendo habilidades e competências relacionadas ao exercício da profissão do economista.

A grande importância dessa temática é mostrar para os nossos alunos, abrir um leque de discussão, e trazer outras áreas de conhecimento para que eles percebam que pode ser usado também dentro do conhecimento do próprio aluno de economia”, afirma a coordenadora da Semana de Estudos, Zoraide da Fonseca Costa, professora do Departamento de Ciências Econômicas.

Mesa-redonda reuniu professores de várias áreas do conhecimento (Foto: Coorc)

Entre as atividades que integraram a programação é exemplo a mesa-redonda com convidados de diversas áreas do conhecimento, entre elas as Ciências Econômicas; a Ciência da Computação; a Comunicação Social e a Filosofia. O professor Gilmar Evandro Szczepanik, do curso de Filosofia da Unicentro, um dos convidados, elogia o formato da discussão. “Acredito que a proposta dos organizadores foi bastante feliz, trazendo diferentes profissionais para falar sobre essa temática. Então, acredito que tenha bastante pontos convergentes, mas também algumas perspectivas que possam ser divergentes”.

O estudante do primeiro ano de Ciências Econômicas Guilherme Haan, de 17 anos, acredita que a pluralidade favorece sua formação crítica. “Para a gente ter uma experiência com eventos desse tipo, a questão de apresentar trabalho, interação com os outros anos do curso também, entre outros alunos, até com os professores”.

Uma outra novidade da Semana de Estudo de Ciências Econômicas é a utilização do aplicativo para celulares Kahoot!, que é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, como recurso didático. Os estudantes participantes do evento podem baixar gratuitamente o aplicativo, formarem grupos e responderem aos questionamentos relacionados ao curso de Ciências Econômicas.