Curso desenvolvido pelo Nead Unicentro capacita gestores de polos UAB

Desde que foi lançado, no primeiro semestre de 2019, o curso de aperfeiçoamento EaD em Gestão Articulada de Polos já alcançou 1.700 pessoas em todo o Brasil. A capacitação se tornou possível por meio de uma parceria da Universidade Estadual do Centro-Oeste com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e com o Fórum Nacional dos Coordenadores de Polo.

O conteúdo do curso foi produzido pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro, a partir de pesquisas das coordenadoras do curso, as professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel e Manuela Pires Weissbock Eckstein, em parceria com a equipe de Tecnologia da Informação. O curso é realizado no Licon, plataforma de Livre Conhecimento do Nead Unicentro.
O objetivo é padronizar ações e procedimentos adotados pelos polos em todo o território nacional e, assim, melhorar aspectos da comunicação interna e externa além de impulsionar o desenvolvimento dos projetos locais relacionados à Universidade Aberta do Brasil.

A equipe responsável pelo curso (Foto: Nead/Unicentro)

Esta semana, teve início a terceira oferta, com 677 participantes . Desta vez, a turma é composta por coordenadores de polos UAB, secretários(as) de polos e assistentes a docência. De acordo com a coordenadora do Nead, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a repercussão tem sido muito positiva e, a partir dosfeedbacks, são implantadas melhorias no curso. “É um processo coletivo. Ficamos muito felizes com o resultado e com a repercussão. Além disso, já estamos planejando um novo curso sobre concepções da Educação a Distância”, diz.

Segundo o diretor de Educação a Distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior), Carlos Lenuzza, é fundamental o engajamento dos coordenadores dos polos UAB, existentes em mais de 800 municípios brasileiros, não apenas com as questões administrativas, mas também com a capacitação pedagógica para auxiliar ativamente no processo de formação de profissionais e docentes. “Queremos que tudo corra bem nesse curso especialmente desenvolvido para as coordenações dos polos UAB”, afirma.