Estudantes de Matemática participam de Semana Acadêmica e Jornada

Proporcionar a troca de conhecimentos e, assim, agregar na formação dos futuros profissionais da Matemática. Esses foram os principais objetivos da 12. edição da Semana Acadêmica de Matemática e da 2. edição da Jornada de Matemática Aplicada. Os eventos são organizados pelo Departamento de Matemática em conjunto com os alunos da licenciatura e do bacharelado.

Segundo o chefe do Departamento de Matemática da Unicentro, professor Carlos Roberto Ferreira, tanto a Semana quanto a Jornada contaram com palestras, oficinas e minicursos, e também procuraram promover a interação entre os campos acadêmico e profissional. “Tem um propósito, uma maior interação entre os professores do ensino superior, os professores da educação básica os estudantes da graduação. E os participantes tiveram a oportunidade de divulgar os seus trabalhos, debater com professores e pesquisadores, tanto aqui da nossa universidade, como de outras também”.

This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative. Atividades foram voltadas para futuros licenciado e bacharéis (Foto: Coorc)

Durante a semana, alunos tanto da graduação quanto do mestrado em Matemática puderam expor trabalhos selecionados por uma comissão científica. Já as palestras abordaram temas como ensino e aprendizagem, autismo e as dificuldades de aprendizagem encontradas em sala de aula. Para a professora Kamila Gonçalves Celestino essas palestras podem somar ainda mais a formação dos futuros professores da área. “Teve até um rapaz que falou sobre o autismo, como trabalhar com esses alunos. Então, é uma coisa que eu, por exemplo, não tive na graduação e é uma coisa que a gente precisa muito de trabalhar com essas situações que estão em sala de aula e a gente acaba não sendo treinado para isso. Então, abre a mente dele para pesquisar um pouco mais, procurar, entendendo como é que funciona essas condições desses alunos”, avalia.

Além das palestras e minicursos, a Semana Acadêmica também possibilitou a troca de experiências entre os professores que atuam na rede estadual de ensino e os futuros profissionais da educação. Para a estudante Ana Flávia Caldas do Pilar, a possibilidade de compartilhar as experiências foi o destaque do evento.  “Veio professores, alunos compartilhar coisas das quais eles acreditavam e compartilhar experiências, compartilhar medos, compartilhar ideias”, conclui.