Estudantes de Matemática participam de Semana Acadêmica e Jornada
Proporcionar a troca de conhecimentos e, assim, agregar na formação dos futuros profissionais da Matemática. Esses foram os principais objetivos da 12. edição da Semana Acadêmica de Matemática e da 2. edição da Jornada de Matemática Aplicada. Os eventos são organizados pelo Departamento de Matemática em conjunto com os alunos da licenciatura e do bacharelado.
Segundo o chefe do Departamento de Matemática da Unicentro, professor Carlos Roberto Ferreira, tanto a Semana quanto a Jornada contaram com palestras, oficinas e minicursos, e também procuraram promover a interação entre os campos acadêmico e profissional. “Tem um propósito, uma maior interação entre os professores do ensino superior, os professores da educação básica os estudantes da graduação. E os participantes tiveram a oportunidade de divulgar os seus trabalhos, debater com professores e pesquisadores, tanto aqui da nossa universidade, como de outras também”.
Durante a semana, alunos tanto da graduação quanto do mestrado em Matemática puderam expor trabalhos selecionados por uma comissão científica. Já as palestras abordaram temas como ensino e aprendizagem, autismo e as dificuldades de aprendizagem encontradas em sala de aula. Para a professora Kamila Gonçalves Celestino essas palestras podem somar ainda mais a formação dos futuros professores da área. “Teve até um rapaz que falou sobre o autismo, como trabalhar com esses alunos. Então, é uma coisa que eu, por exemplo, não tive na graduação e é uma coisa que a gente precisa muito de trabalhar com essas situações que estão em sala de aula e a gente acaba não sendo treinado para isso. Então, abre a mente dele para pesquisar um pouco mais, procurar, entendendo como é que funciona essas condições desses alunos”, avalia.
Além das palestras e minicursos, a Semana Acadêmica também possibilitou a troca de experiências entre os professores que atuam na rede estadual de ensino e os futuros profissionais da educação. Para a estudante Ana Flávia Caldas do Pilar, a possibilidade de compartilhar as experiências foi o destaque do evento. “Veio professores, alunos compartilhar coisas das quais eles acreditavam e compartilhar experiências, compartilhar medos, compartilhar ideias”, conclui.