Consultoria, empreendedorismo e inovação em discussão no Seminário de Secretariado Executivo

Com quatro noites de atividades, o Seminário de Estudos em Secretariado Executivo teve como temas a consultoria, o empreendedorismo e a inovação. Assuntos que estão presentes, cada vez mais, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades, segundo a avaliação da professora de Secretariado Executivo Vânia Bilert. “O curso de Secretariado Executivo, assim como muitas profissões, vem passando por um redimensionamento em suas áreas de atuação, e a gente quer discutir esse novo viés do mercado de trabalho, um viés mais atual”.

Uma das atividades do Seminário de Estudos em Secretariado Executivo foi a palestra ministrada pelo professor Alexandre José Schumacher. Ele tratou da consultoria organizacional, a partir de um conjunto de procedimentos que engloba postura ativa, visão crítica de negócio, criatividade e inovação. A estudante Barbara Macedo, que está no primeiro ano do curso de Secretariado Executivo, explica a importância do tema para quem está começando. “Com essas palestras, a gente começa a imaginar o que a gente vai ver mais para frente e começamos, nós mesmos, a planejar o que a gente realmente quer”, conta.

Uma das palestras procurou motivar os estudantes do curso (Foto: Coorc)

A também estudante Alessandra Petachinski, que está no terceiro ano do curso de Secretariado Executivo, reafirma a importância das palestras e do seminário, já que eles favorecem a compreensão sobre o mercado de trabalho na área de Secretariado. “Eu acho que além de divulgar o curso, está mostrando para os demais acadêmicos, que não são do curso de secretariado, as várias áreas que o curso estuda e depois da formação tem um mercado de trabalho”.

Além das palestras, o seminário também contou com apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos de Secretariado e, para encerrar a programação, uma noite de motivação, com Fellipe Silvester. “Eu vejo como uma oportunidade de você descobrir como está, o seu estado atual, e poder proporcionar um alcance de objetivo e chegar num estado futuro, que é onde eu quero chegar. Acho que todo ser humano precisa dar uma injeção de ânimo, aquela elevada no nível de astral”.