Unicentro recebe primeiro Encontro Estadual de Docência Universitária

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebe, nos dias 3 e 4 de outubro, o I Encontro Estadual de Docência Universitária do Paraná. O objetivo do evento é reunir o conhecimento das sete universidades estaduais em docência universitária e criar um novo espaço de debate sobre o assunto. O evento será voltado para os professores das universidades estaduais de diversas áreas e estudantes de graduação e pós-graduação.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, apresentará uma palestra sobre a formação para a docência e os desafios das instituições de ensino superior. “O encontro terá um papel fundamental na construção de propostas e na troca de experiências, visando refletir e aprimorar a docência universitária”, explicou o secretário.

O Encontro, que surgiu do Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro, também busca fomentar o desenvolvimento de redes de aprendizagem que estabeleçam a cooperação entre os docentes das universidades. O evento terá palestras, mesa redonda, circulo de diálogos e oficinas.

“Esperamos que o evento se constitua em um espaço de avanço sobre os conhecimentos no campo da pedagogia universitária entre as instituições de ensino superior”, afirmou a coordenadora do evento professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos.

Confira a programação completa:

I ENCONTRO ESTADUAL DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Data: 03 e 04 de outubro de 2019

Local: UNICENTRO – GUARAPUAVA – PR – CAMPUS CEDETEG

.

Dia 03/10/2019 – Auditório Central do Campus Cedeteg – Guarapuava.

8h – 9h – Recepção, credenciamento e distribuição do material

9h15 – Apresentação cultural

9h15 – 9h45 – Cerimônia de abertura com composição de mesa

9h50 – 10h20 – Prof. Dr. Aldo Nelson Bona – Seti – Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – “Formação para a docência universitária: um desafio para as instituições de ensino superior”.

10h30 – 11h40 – Conferência de abertura – Profª. Drª. Maíza Taques Margraf Althaus – UEPG – “Os Professores Universitários e sua Formação: por uma cultura pedagógica no magistério superior.”

11h40 – Intervalo

13h30 – Apresentação cultural

13h30 – 14h30 – Mesa Redonda – Experiências formativas nas IES paranaenses – Profª. Drª. Wanda Terezinha Pacheco dos Santos (Unicentro), Profª. Drª. Graciete Tozetto Goes (UEPG) e Profª. Drª. Juliana Bayeux Dascal (UEL).

14h30 – 15h – Intervalo

15h – 17h – OFICINA “Tecnologias na Educação: perspectivas e ferramentas para professores” – Prof. Dr. Albino Szesz Junior (UEPG)

18h – HAPPY HOUR FORMAÇÃO DOCENTE

.

Dia 04/10/2019 – Auditório do prédio PDE – Campus Cedeteg – Guarapuava.

9h – 10h – Palestra – Docência Universitária: formação inicial e continuada – desafios, contradições e possibilidades – Prof. Dr. João Luiz Gasparin (UEM)

10h30 – 11h40 – Círculos de Diálogos – com representantes das IES e palestrantes

13h30 – 15h30 – Oficina “Metodologias Ativas para aulas tradicionais” – Profª. Ms. Evelin Massae Ogatta Muraguchi (UEL)

Intervalo