Pesquisador britânico participa de roda de conversa em inglês no campus Irati

Compreender a língua inglesa pode ampliar a gama de textos consultada por um estudante em seu processo de aprendizagem. Pensando em incentivar a aquisição desse idioma, o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, o ERI, promoveu uma roda de conversa em inglês com o pesquisador da Universidade de Oxford, David Boshier. O britânico está passando um tempo no campus Irati e aproveitou a estadia para conscientizar os estudantes sobre as oportunidades que se abrem quando o pesquisador acadêmico é fluente em uma segunda língua.

Boshier acredita que a capacidade de falar várias línguas é essencial para quem pretende realizar uma pesquisa em nível internacional. Nesse sentido, ele destaca a língua inglesa como uma das mais importantes, já que a maioria das pesquisas internacionais são publicadas em inglês. Mesmo assim, David acredita que esse é um processo bidirecional, ou seja, é os falantes de língua inglesa também devem aprender outras línguas. Ele, por exemplo, conta que não fala português, mas fala espanhol fluentemente e já publicou algumas pesquisas nesta língua.

Atividade possibilitou que estudantes praticassem o inglês com um falante nativo (Foto: Coorc)

A professora Franciani Fernandes Galvão, do Departamento de Administração do campus Irati, levou os alunos da sua disciplina de Comércio Exterior para participar da conversa com o pesquisador britânico, com o intuito de relacionar a atividade com o conteúdo das aulas. “A linguagem única, básica e principal do comércio exterior é o inglês. Então, eu queria trazê-los para que eles tivessem a vivência não só com o idioma, mas também com a vivência desse professor. Eles podem atuar no mercado internacional de alguma forma, em algum momento, eles podem ter contato com pessoas do exterior. Quando você vai elaborar um projeto de expansão da tua empresa para o mercado internacional, de exportação ou mesmo importação de produtos. Para eles, o inglês é indispensável”, conta.

Quem organizou a roda de conversa com Boshier foi a funcionária do ERI no campus Irati, Carolina Fornazari Zene. Ela destacou que o objetivo da atividade foi, principalmente, discutir os desafios da interação entre pesquisas acadêmicas brasileiras e as estrangeiras. “A pesquisa, por mais que ela tenha o mesmo tema, em outros países ela vai ter outros ‘backgroud’ que chama, ela vai ter outros olhares, e eu acho que você ter um olhar aqui e olhar com outros olhos de uma outra pessoa que está vendo o tema por fora é muito enriquecedor”.

Além da comunidade acadêmica, a Carolina também estendeu o convite dessa atividade para as escolas de inglês da cidade de Irati. É muito difícil um falante nativo do inglês vir para cá e para as pessoas terem contato. Tem muita gente que estuda inglês, tanto aqui na Unicentro, quanto nas escolas. São muitos alunos e é bom para eles praticarem isso”, defende.