Prazo de inscrição para o Festival Canta Aí foi prorrogado

Universidade é lugar de estudo, mas também é espaço de cultura. Afinal, além de talentos profissionais, a universidade também revela muitos outros artísticos. No campus Irati da Unicentro, um deles é a acadêmica de Geografia Rose Chagas, que toca, canta e também compõe músicas. Ela foi a vencedora na categoria Composição do último Festival Canta Aí.

Eu conversei com uma amiga minha, com quem eu já toco de longa data. Ela tinha uma letra, eu fiz a parte mais melódica da música. É legal porque vão pessoas prestigiar que nunca entraram na faculdade e que vão conhecer a Unicentro, tem pessoas que vão cantar em um palco pela primeira vez com microfone, com toda a infraestrutura de um show mesmo, e isso é super importante para as pessoas verem que dentro da universidade tem arte também”, diz Rose.

O Festival Canta Aí, realizado no campus Irati da Unicentro, chega nesse ano a sua terceira edição e está com inscrições abertas até o dia 16 de agosto. Qualquer pessoa, com ou sem vínculo com a Unicentro, pode participar e compartilhar um pouco do seu talento nas noites de Festival, que estão marcadas para cinco e seis de setembro. Haverá premiação com troféus para os cinco primeiros colocados em cada uma das categorias. O primeiro e o segundo lugar nas categorias Interpretação e Composição são classificados diretamente para a final do Festival Universitário da Canção, o Fuca.

Participantes, jurados e organizadores comemoram o sucesso da primeira edição do Festival Canta Aí (Foto: Arquivo Coorc)

Ganhadora do Canta Aí em 2018, a Rose Chagas garantiu a vaga na final do Fuca e, com a amiga Mari Ana, conquistou o segundo lugar na categoria composição com “Minha Maior Alegria” e, também, o prêmio da torcida. Motivada pela recepção e pelo carinho, ela vai participar esse ano de novo do Canta Aí. “É legal tocar para uma plateia que você conhece e que conhece seu trabalho e, principalmente, que tem um afeto pessoal com você. Isso influencia no cantar, influencia na energia do lugar e é super especial. Pretendo participar este ano, mas com banda na categoria Interpretação, com a banda Quintal da Dona Sonia, que é uma banda formada por alunos integrantes da Unicentro”.

Responsável pelo setor de Promoção Cultural do campus Irati, professora Alexandra Lourenço, destaca que o Festival Canta Aí é um evento essencial para a integração da comunidade universitária. “Eu entendo que o Canta Aí é, em termos de evento cultural, talvez o principal evento porque realmente chama os jovens de todos os cursos, funcionários, professores, professoras, que estão ali unidos por uma paixão, que é a música”, diz.

Além da participação da comunidade universtária, o Festival atrai ainda o público externo, que também pode se inscrever e mostrar seu talento musical. “Além dos vários cursos, nós temos, principalmente, recebido alunos e alunas de bandas do Ensino Médio das escolas, às vezes até Ensino Fundamental, e também professores e professoras – ou com composição própria ou interpretação – têm participado. É um momento muito legal para fazer essa interação com a comunidade, eu considero extremamente interessante porque a música, a arte, ela tem essa capacidade”.

O Canta Aí foi idealizado a partir da aceitação da comunidade do compus de Irati de um outro projeto da Divisão de Promoção Cultural, o Espaço Canta Aí, que abre o microfone para os músicos da universidade todas as quintas-feiras no início da tarde. O agente universitário Nelson Luis Cordeiro acompanha os encontros musicais semanalmente. “Um detalhe importante é que, para ambas as categorias, a gente tem a participação, a contratação de banda própria do festival, que vai estar dando esse suporte pra quem optar por querer o acompanhamento dela”, explica.

As inscrições para o Festival Canta Aí são gratuitas e podem ser feitas até o dia dois de agosto pelo siteda Unicentro. Os interessados devem lembrar de enviar a letra cifrada da música escolhida, além de gravação na voz do participante em formato mp3.