Arraiá diverte participantes da Universidade Aberta a Terceira Idade

Na cozinha, os preparativos começaram cedo. “O cardápio foi pensado nos doces de bar, típicos das festas juninas. Tem também quentão, cachorro quente”, conta Estêfani Beckmann, que é a estagiária da Unati (Universidade Aberta a Terceira Idade). Isso para que quando os participantes da Unati começassem a chegar, estivesse tudo prontinho para a grande quermesse. O arraiá do grupo, segundo a coordenadora do programa, Maria Regina Vargas, é sempre regado a muita música e comemorações ao estilo das festas de São João. “As festas juninas, ou as festas caipiras, os arraiás são muito tradicionais. E para pessoas idosas faz muito bem comemorar essas festas tradicionais”.

Nesse ano, as brincadeiras também animaram os participantes. E cada uma delas foi pensada, previamente, pela dona Maria Ondina Borgo, que é a participante da Unati. “Eu adoro a festa. Então, me sinto a vontade”. Além das brincadeiras, o arraiá também teve espaço para a música e para a dança.

Além da Unati, outros grupos também participaram, como o Asilo Airton Haenisch e o Centro de Referência de Assistência Social do município do Pinhão. A Marli Camargo, a Sebastiana Boeira e a Iara de Oliveira vieram da cidade vizinha para prestigiar a festa. “Gostei do cachorro quente, da pipoca. Está uma delícia. A comida é ‘loco de bão’”, afirma Marli. “Agente está se sentindo muito à vontade, se sentindo em casa. Esse é o principal”. Já a Iara dizque “é uma parceria muito boa, é uma forma de entrosamento, de interação e de participação dos nossos idosos”.

E os participantes da Unati, como o seo Jorge Pinheiro, aprovaram a vinda dos integrantes de outros grupos de terceira idade. “Essa integração do pessoal é muito agradável porque a gente se descontrai, é um momento de alegria, de paz, né?”.