Fuca 2019 é lançado pela Unicentro

Cada vez mais no gosto do público de guarapuava, o Fuca, Festival Unicentro da Canção, é uma das atrações culturais mais esperadas do ano, principalmente pelos músicos. “O Fuca”, diz Angelo Lenarte, “é um evento que sempre deixa o artista de Guarapuava feliz, porque é uma forma da gente se divulgar, da gente tocar e fazer o que gosta”.

O Angelo faz parte do dueto Behind the House, que se apresentou no Fuca em 2018. Ele guarda com carinho as memórias da última edição do festival. “A primeira é saudade, que eu posso dizer. A gente ama estar no palco lá e estar daquele jeito com o pessoal. Com a gente foi muito bom, acredito que foi a principal alavancada que deu na banda. Aí que a gente passou se conhecido de verdade. Até lembram o nome da banda! Isso faz com que a gente fique muito feliz”.

O dueto Behind the House quer voltar a ser apresentar, esse ano, no Fuca (Foto: arquivo Coorc)

Em 2019, o Festival Unicentro da Canção chega à sua nona edição. ER para marcar o lançamento músicos de edições anteriores foram chamados a se apresentar. A praça de alimentação do Shopping Cidade dos Lagos foi o local escolhido para o evento. A ideia é levar o Fuca para perto da comunidade. “A gente vai fazer dois eventos pelo menos aqui no shopping, para mostrar para o pessoal o que é o Fuca. Ao mesmo tempo, a gente vai participar de algumas conversas em escolas, em escolas de música, a gente vai convidar esse pessoal, mostrar para eles, levar para eles um pouco do Fuca, para que eles possam participar também”, conta Danny Jessé, que é organizador do Festival.
Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Elaine Maria dos Santos,
“o Fuca é um evento grande, que movimenta não só a Unicentro, mas também toda nossa cidade aqui de Guarapuava e a região, de modo que a gente cria um espaço para os artistas locais, para os artistas da região se apresentarem e, principalmente, o público pode estar prestigiando”.

E a festa do Fuca de 2019 já tem data e local marcados. Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, o Auditório Francisco Contini irá receber os músicos classificados para a fase eliminatória e a final. O festival segue o mesmo modelo dos anos anteriores. Então, quem quiser participar do Fuca de cima do palco deve acessar o site do festival a partir do dia 29 de julho, quando são abertas as inscrições, e preencher as informações correspondentes a categoria desejada – interpretação ou composição. A primeira é voltada somente para pessoas vinculadas a instituições de ensino superior, já a segunda é aberta a toda a comunidade. Outro passo importante da inscrição é enviar uma gravação da música que será apresentada para a avaliação.