Oficinas de Educação Ambiental são ofertadas pelo projeto Entredocentes

Oficinas de Educação Ambiental são ofertadas pelo projeto Entredocentes

Uma das atividades do projeto Entredocentres trouxe as discussões relacionadas ao meio ambiente para dentro da universidade. O projeto está promovendo oficinas sobre educação ambiental como capacitação para professores recém-chegados a Unicentro. De acordo com a professora responsável pela ação, Adriana Kataoka, do Departamento de Biologia, a intenção é aliar as atividades da instituição com a política nacional de educação ambiental e a diretriz curricular nacional de educação ambiental.

A lei diz que todas as áreas do conhecimento, todas as disciplinas, precisam fazer uma articulação com educação ambiental. E, geralmente, professores ainda tem uma ideia de que a educação ambiental é coisa da Biologia ou da Geografia; que educação ambiental é natureza. Mas a concepção que nós temos de meio ambiente é socioambiental. Então, é essa conexão entre natureza e sociedade. Se a gente pensar, isso diz respeito a todas as áreas”, defende Adriana.

Além de contribuir para a formação dos professores da Unicentro, a professora Adriana afirma ainda que as oficinas possibilitam uma visão mais crítica a respeito da educação ambiental. “É uma abordagem crítica para que ajude as pessoas a fazer uma leitura crítica do ambiente e da sua relação com a natureza. Portanto, visa a sustentabilidade ambiental e a justiça social, porque a gente entende que elas caminham juntas”.

Atividades são voltadas para docentes em início de carreira (Foto: Coorc)

Uma das docentes da instituição que participou dos dois encontros da oficina de educação ambiental em Guarapuava foi a Kelly Prezotto Araújo, do Departamento de Enfermagem. Ela que está na Unicentro desde fevereiro deste ano, acredita que a experiência com o Entredocentes tem se mostrado muito importante. “O projeto é muito produtivo. Nós estamos tendo uma outra visão de educação ambiental que pode nos ajudar muito com que a gente trabalha com os acadêmicos aqui na universidade”.

Outra professora que participou da oficina é a Stella Maris Suave, do Departamento de Ciências Contábeis. Para ela, a discussão sobre educação ambiental tem uma contribuição ainda maior. “Eu leciono a disciplina de Ética e Educação Ambiental. Então, é totalmente ligado. O foco que nós damos no nosso curso é justamente voltado a ética, com base nas atividades das organizações, mas a gente também faz um link com essa parte da educação ambiental vejo que faz todo sentido”.

Agora, no próximo dia 13, a oficina de educação ambiental do projeto Entredocentes será realizada no campus de Irati.

Deixe um comentário