Campus Cedeteg recebe Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Agregar conhecimento pessoal com vistas à promoção do crescimento  profissional. Esses são os principais objetivos da 17. edição da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. O evento é organizado pelo Departamento em conjunto com o Centro Acadêmico de Veterinária e conta com palestras e com minicursos. As temáticas sempre buscam integrar o campo acadêmico e a prática profissional.

“A principal intenção do evento é trazer aos alunos palestras dos mais diversos temas, dentro da nossa área, que possam agregar os alunos conhecimento e, também, possam ser uma oportunidade para eles estabelecerem contatos”, explica Morena  Malinowski Mezzomo, uma das organizadoras do evento.

Uma das palestras teve como tema os “Avanços pecuários, seus desafios e oportunidades” e foi ministrada pelo médico veterinário e doutor em zootecnia Marlon Richard Hilário da Silva. Para ele, o ponto nevrálgico da Semana Acadêmica está na possibilidade de integrar os estudantes a quem já está no mercado de trabalho. “Hoje, no mercado de trabalho, eu acho que é indispensável o network.  Se a gente não tiver acesso a profissionais, não tiver acesso a empresas, a gente fica muito restrito. Então, essa troca de experiência ela é sempre muito válida”, diz o convidado.

Para o aluno do terceiro ano de Medicina Veterinária, César Augusto Novaes Castanho, a Semana Acadêmica é sinônimo de oportunidades. “Eu acho que, durante o curso, é muito fechada a visão de como é o mercado de trabalho. Na semana acadêmica, a gente realmente encontra a oportunidade de ver a realidade com outros olhos, pelo olho da pessoa que está lá no dia a dia trabalhando”.

Segundo a vice-chefe do Departamento de Medicina Veterinária, professora Giuliana Gelbcke Kasecker Botelho, o encontro anual é uma forma de apresentar aos estudantes novas perspectivas profissionais e de conhecimento. “A extensão ela está sendo inserida, agora, dentro do contexto da Universidade de forma mais ampla e, realmente, esse contato dos alunos com os palestrantes, as pessoas de fora e com outros acadêmicos de outras instituições, outros profissionais que vêm assistir também assistir é fundamental”.