Mestrado em Letras promove dois eventos simultâneos

Promover o debate e a troca de conhecimentos. Esses são os objetivos do Colóquio Museus e Lugares de Memória no/do Espaço Urbano. Segundo a coordenadora do evento e do Programa de Pós-Graduação em Letras, professora Maria Cleci Venturini, essa segunda edição foi dedicada ao aprofundamento dos estudos voltados para os museus locais. “As narrativas museológicas, como o museu se sustenta como lugar. Assim, abrange o Museu do Holocausto, o Museu Paranaense e, aqui de Guarapuava, o Museu Visconde de Guarapuava e o Museu de Entre Rios”.

Eventos contaram com a participação de professores e estudantes de pós-graduação (Foto: Coorc)

Uma das palestrantes do Colóquio foi Amanda Scherer, que é professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul. Para ela, o ponto central das discussões está na definição dos conceitos de arquivo e de memória. “Nós não somos da arquivologia, nós não somos de uma área museológica. Mas o que propõem o projeto – e é isso que acho que a gente já está avançando bastante – é o que é, na verdade, memória e o que é arquivo. E, também, qual é a política de arquivo e o qual é a política de memória em museus, por exemplo”, explica.

Concomitantemente ao Colóquio, foi realizada a 2. Jornada de Estudos do Discurso no Paraná, que teve como temática central “Língua, história e memória”. O evento contou com palestrantes de diferentes estados brasileiros. Contribuições teóricas que agradaram aos participantes, como a doutoranda Marilda Aparecida Lachovski, da Universidade Federal de Santa Maria.“Importante a discussão, porque reúne pesquisadores da nossa área de diferentes universidades, diferentes instituições e isso proporciona um momento único de discussão, de debate”.