Sábados Literários chegam a sétima edição nesse ano

Criado com o objetivo levar a literatura até a comunidade e estimular a leitura dos clássicos, o projeto de extensão Sábados Literários chega a sua sétima edição nesse ano de 2019. Até o ano passado, a dinâmica do projeto funcionava da seguinte maneira: um encontro era realizado uma vez por mês, sempre aos sábados, e um professor fazia uma palestra sobre a obra de um autor específico. Agora, graças ao sucesso das edições anteriores, o número de encontros dobrou, já que eles passaram a ser quinzenais. Ao longo do ano serão 17 rodadas no total, contra oito nos anos anteriores.

“Nós não tínhamos ideia, na época, que esse projeto faria tanto sucesso, que daria tão certo a ponto de falar para você uma coisa: nesses sete anos nós nunca tivemos, aos sábados à tarde, menos que 50 pessoas”, rememora o coordenador do projeto, professor Edson Santos Silva, do Departamento de Letras do campus de Irati.

No primeiro encontro do ano, a palestrante foi a professora Carla Alexandra Ferreira, da Universidade Federal de São Carlos. Ela abordou a obra de John Updike – um autor norte-americano contemporâneo, que nasceu em 1932 e faleceu em 2009. Entre os livros dele está a obra intitulada “Brasil”, tema da pesquisa de pós-doutorado de Carla.

O primeiro encontro de 2019 contou com a presença da professora Carla (Foto: Coorc)

“Foi uma experiência muito gratificante. Primeiro, porque as pessoas vieram num sábado a tarde ouvir falar de literatura. Então, a gente percebe que a arte e a literatura ainda são muito importantes. E, também, porque eu pude passar aquilo que é tão querido para mim, que é fruto de tanto estudo para muito mais pessoas quem têm interesse, que vieram para conhecer um novo escritor, quer conhecer novos olhares sobre a arte, sobre a literatura”, afirma.

Na plateia estava Evelyn Christini Rocha, estudante do quarto ano de Letras Português que não perde um encontro dos Sábados Literários. “Desde o primeiro ano eu participo, eu frequento os Sábados Literários. Eu acho que é algo diferente, é um alento para essa vida corrida, é um lugar que você consegue sentir, realmente, a parte boa da vida. Eu sou apaixonada por literatura, talvez por isso que eu sempre estou sempre aqui”.

E não são só estudantes, como Evelyn, que participam. O projeto reúne pessoas de diferentes setores da sociedade de Irati e da região. Segundo o professor Edson, para a comunidade é uma oportunidade ímpar de refletor sobre literatura. “É um projeto em que toda a sociedade se envolveu. O objetivo fundamental é fazer com que as pessoas que assistem aos Sábados Literários saiam com vontade de ler”.

Objetivo que, para o estudante Gabriel Machado, está sendo alcançado. “Eu acho muito bom para a comunidade porque, além dos estudantes de Letras, é para a comunidade, para quem quiser entrar. Muitas vezes vejo gente do colégio, do ensino fundamental que vem e é muito bom essa inciativa para as crianças, para influenciar elas a ler”, avalia.