Professor de Comunicação representa Abruem em debate internacional sobre o futuro da Educação Superior

O jornalista e professor Marcio Fernandes, do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, participa nesta semana do IX Encuentro de RedES/Consejos de Rectores de América Latina y en Caribe, em Lima (Peru), representando a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Do encontro – que tem início hoje (13) e termina na próxima sexta-feira (15), e reunirá lideranças universitárias de pelo menos 40 países – deverá resultar a versão final do Plano de Trabalho da Conferência Regional de Educação Superior (Cres), realizada em junho de 2018, na cidade argentina de Córdoba, com a participação de cerca de 7 mil congressistas.

O Plano de Trabalho, com validade até 2028, vai apresentar propostas para aspectos como o acesso e a permanência na Educação Superior, mobilidade estudantil internacional e incremento da presença universitária na sociedade. “Este Encontro se configura como um espaço idôneo para a interação e diálogo sobre temas da Educação Superior com os representantes institucionais”, explica Pedro Henríquez Guajardo, diretor-geral do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc), órgão da Unesco/ONU e um dos promotores de CRES.

Essa é a segunda vez que Marcio é convidado pela Abruem para representar a entidade. A anterior foi em dezembro passado, também em Córdoba. “As discussões em Lima serão fundamentais no sentido de, por exemplo, reiterarmos a defesa da Educação Superior como um direito humano fundamental, um bem público e um dever do Estado – e não uma mercadoria, como alguns desejam”, pondera Marcio, que esteve na CRES, convidado para ministrar palestra sobre Comunicação Pública.

Marcio tem participado destes fóruns latinos e caribenhos desde 2017, a exemplo do reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, que igualmente participou da Cres na condição de presidente da Abruem para o período 2016-2018. Aldo atua ainda como membro do Conselho de Administração do Iesalc, tendo sido empossado no ano passado.