Bom Negócio Paraná está com inscrições abertas para cursos de empreendedorismo

Instituído em 2012, o Programa Bom Negócio Paraná tem como objetivo oferecer cursos de capacitação gerencial e consultorias gratuitas para micro e pequenos empreendedores. Além disso, após a conclusão do curso, os participantes também têm facilidades no acesso às linhas de créditos de baixo custo, através da Fomento Paraná. Os cursos do Bom Negócio Paraná são implantados pelas universidades estaduais paranaenses e realizados em duas modalidades: a presencial e a distância.

O Programa funciona envolvendo várias áreas do governo do Estado, e nós estamos envolvidos através da Secretaria de Ensino Superior, a Seti, e de todas as universidades estaduais do Paraná. As universidades têm o papel de ministrar os cursos para esses empreendedores. Outros órgãos do estado, tem um outro papel, como do fomento financeiro, que é ligado ao Fomento Paraná”, o coordenador do Programa na Unicentro, professor Marcio Alexandre Facini.

Feira de Negócios é uma das atividades finais do curso (Foto: arquivo Coorc)

A Unicentro está com inscrições abertas para as duas modalidades. Os interessados em participar do curso presencial, em Guarapuava, devem procurar a Sala do Empreendedor – que funciona na Agência Guarapuava Empreendedora, localizada na Prefeitura Municipal – e se matricular. “O curso tem uma duração de 66 horas, o que dá, em média, 14 encontros. Nós sempre procuramos fazer uma aula inaugural e uma cerimônia de entregas de certificados também ao final do curso. E ainda para encerrar o curso, do ponto de vista de fechamento de conteúdo, sempre que possível, é organizado uma espécie de feira de negócios, porque muitos empreendedores que vem fazer o curso, já trabalham, já vendem produtos, já produzem, detalha sobre a dinâmica das aulas o professor Marcio.

A proposta do ensino a distância é ampliar o alcance da capacitação aos empreendedores, atingindo todas as cidades do estado. Uma das consultoras do Programa, Joceliane Camargo, conta que, nesse momento, são cinco turmas com matrículas abertas. “O EAD ele funciona no nosso moodle da Unicentro. Então, todo o curso é online e o presencial a gente se desloca até as cidades. Atualmente, a gente tem 26 municípios da nossa área de abrangência, mas nós estamos com inscrições abertas em cinco: em Palmital, Bituruna, Coronel Vivida, Pitanga e Guarapuava”.

As inscrições para a versão a distância podem ser feitas pelo site de eventos da Unicentro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3621-1338.