Licenciatura em Educação Física do campus de Irati completa 20 anos

Dois eventos em um. O 4. Fórum do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid, e o 1. Fórum da Residência Pedagógica foram realizados pelo Departamento de Educação Física do campus de Irati da Unicentro. As atividades marcaram a comemoração pelos 20 anos da licenciatura na instituição. Segundo o coordenador dos eventos, professor Silvano da Silva Coutinho, eles têm como objetivo fortalecer os laços entre quem passou e os que ainda presenciam o curso na busca do fortalecimento da área. “Se as pessoas observarem os detalhes da programação, ela é toda construída com falas, com intervenções, com partilhas de experiências dos nossos alunos. Então, por isso, reúne o Pibid, reúne ações da Residência Pedagógica, reúne apresentação de projetos de TCCs dos alunos, vamos ter falas de egressos que foram nosso alunos”, conta.

O professor Silvano também comenta que essa aproximação de egressos com os graduandos é uma forma de incentivo para os alunos, além de servir para os estudantes ficarem mais por dentro do dia a dia do profissional de Educação Física. “A partir de relatos de pessoas que se formaram aqui e estão trabalhando atualmente na Educação Física, e gostam do que fazem e entendem a dificuldade da área, pensamos que vamos ajudar os alunos a vislumbrar o que pode vir a ser o futuro profissional deles”.

Mesas contaram com a participação de egressos do curso, que completa 20 anos (Foto: Coorc)

A avaliação da professora Maria Angelica Minotto vai no mesmo caminho. Para ela, essa interação é essencial para a formação acadêmica. “A ideia é proporcionar uma interação entre os egressos e os graduandos. Então, acho que é uma experiência bastante válida, no sentido de valorizar a atuação profissional e colocar os acadêmicos em contato com pessoas que já estão atuando na área”, afirma.

Um dos egressos que participou da atividade e repassou um pouco do seu conhecimento para a comunidade da Unicentro foi o coordenador de saúde do Sistema FIEP, Eduardo Teixeira, formado em 2004. Para Eduardo, é sempre importante reforçar nesses futuros professores a importância social do trabalho deles. “Os acadêmicos podem, nesse momento, observar o quanto é importante a ação deles, a contribuição deles para a sociedade. Então, acredito que isso é muito válido nessa celebração dos 20 anos do curso aqui em Irati”.

Para o diretor do campus de Irati da Unicentro, professor Afonso Figueiredo Filho, a reunião dos eventos em uma só programação torna tudo mais atraente para os envolvidos. “O objetivo primordial é trazer coisas novas extracurriculares para ajudar na complementação da formação dos alunos”. E a ideia de reunir variados eventos e pessoas em uma só semana parece ter dado certo junto aos alunos também.

O Charles de Rodoy Rocha, acadêmico do terceiro ano, viu nas ações propostas uma chance única de aprofundar conhecimentos e se inteirar sobre os rumos da profissão. “Um evento como esse contribui sobremaneira com a nossa formação e, até mesmo, para a disseminação do que a gente vem praticando no nosso dia a dia, intervenção profissional. Até mesmo o pessoal que apresentou TCC relacionado ao estágio, a gente consegue fazer uma relação com nosso futuro campo de atuação e isso é muito importante. Esse momento de reflexão é de aprendizado para todos nós”, avalia.