Projeto Dom Caixote sai da Unicentro e vai para as escolas

A iniciativa nasceu no campus Cedeteg e, pouco a pouco, está se expandindo para outros espaços. É o projeto Dom Caixote. Uma proposta apoiada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, que busca estimular o hábito da leitura. “É um espaço pelo qual qualquer pessoa que frequente a universidade, poderia estar pegando um livro, lendo esse livro e depois devolvendo para que outras pessoas pudessem também compartilhar dessa leitura”, como conta a coordenadora institucional do projeto, professora Ana Lúcia Suriani.

Dessa ideia de incentivar a formação de futuros leitores em diferentes espaços surgiu a atividade “Dom Caixote vai à escola”, atividade integrante da programação do Encontro Anual de Extensão Universitária 2018. “É o momento muito significativo porque a gente, além de estar incentivando a leitura, tem também essa possibilidade de divulgar o trabalho da universidade, que é um trabalho belíssimo e esse projeto da gente que é um projeto que tem frutos muito bonitos”, comemora a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Elaine Maria dos Santos.

Nessa adaptação do projeto para as escolas, histórias que antes estavam apenas no papel ganharam a voz do escritor Norbert Heinz. “A ideia é trazer algo simples, mas que de alguma maneira eles lembrem depois”, afirma. Ideia que agradou aos estudantes da Escola Municipal Luiza Pawlina do Amaral e do Instituto João Paulo II. Jéssica Mariza é uma das alunas que interagiu bastante com o contador de histórias. Atenta, reconta cada detalhe do enredo. “Ele queria achar o tesouro da vovozinha. A primeira coisa que ele foi procurar foi a xícara do vovozinho, depois foi no penico do vovô e, aí, foi lá na tampa da panela e depois na casa da costurinha da vó”. Além de divertir com as narrativas desenhadas, a interação do escritor foi incentivar o hábito da literatura nos pequenos. “Parece uma história bem simples, mas eles me encontram na rua, eles lembram da história”.

A atividade foi uma forma de levar diversão e conhecimento para as crianças, incentivando o gosto pela leitura. “As nossas crianças têm pouco acesso à questão da literatura, as professoras fazem um trabalho em sala, mas sempre que vem alguém diferente dá um impulso maior para a questão da leitura, do hábito, do gosto do ler”, destaca a diretora Marinez Federli, da Escola Municipal Luiza Pawlina. Já aa irmã Lúcia Tironi, coordenadora do Instituto João Paulo II afirma que “ a leitura e a contação de histórias favorecem ainda mais a questão das relações que tu vais aprendendo com uma história. Ao mesmo tempo, a leitura favorece e abre o horizonte da gente, ajuda também a criar uma perspetiva a partir de uma história, a partir de uma leitura, a partir de um conto”.