Conseaag reúne estudantes e professores dos cursos das áreas de Agrárias e Ambientes

Socialização a reflexão sobre as práticas de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelas comunidades interna e externa da Unicentro são a tônica do 4. Congresso do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, o Conseaag. O objetivo, de acordo com o coordenador do congresso, professor Luiz Gilberto Bertotti, é reunir estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários e da rede básica de ensino e agricultores para ampliar as discussões acerca de assuntos importantes para a formação profissional. “O objetivo é, justamente, a complementação. Então, nós temos durante a vida acadêmica as aulas e esses são momentos para poder acrescentar principalmente na sua formação profissional. O evento vem com novas discussões, a gente acredita, também para aumentar o seu senso crítico. São várias questões, inclusive, reflexivas, para que possam acrescentar em suas carreiras, em sua formação profissional”, afirma o docente.

Nesta edição, como conta o professor Bertotti, o evento aborda a temática “Universidade e Sociedade: entre a formação humana e o mercado de trabalho”. “Esse tema foi muito bem escolhido, inclusive pelas circunstâncias do momento, uma preocupação muito grande com a questão da evasão. Então, vai se discutir justamente a questão da formação humana e também, hoje, a questão que está em todos os sentidos, a questão do desemprego. É uma temática de momento”.

Atividades tiveram perspectivas interdisciplinar objetivando agregar alunos de diferentes cursos (Foto: Maíra Machado)

Para oportunizar momentos de interdisciplinaridade aos participantes, a programação do evento contempla mesas redondas, palestras, minicursos, trabalhos de campo e sessões de apresentação de trabalhos científicos e extensionistas desenvolvidos por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Uma das palestras foi proferida pelo professor Jean Sérgio Rosset, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que tratou do tema “Agricultura e meio ambiente: modelos, impactos, utilização dos recursos naturais e sustentabilidade”.

Eu trouxe uma visão ambiental de como se produzir alimentos, fibras, energia, respeitando a questão do solo, da água, da emissão de gases do efeito estufa, a pegada de carbono, mais essa questão ambiental, para tentar, então, mostrar perante alguns dados científicos que nós trouxemos, como produzir mais alimentos para uma população que está cada vez maior e como fazer com que essa pressão ambiental e a pressão da agricultura no meio ambiente seja a menor possível”, detalha o palestrante.

Nesta edição, o Conseaag conta com mais de 750 inscritos. São participantes das áreas de Agronomia, Ciências Biológicas, Geografia e Medicina Veterinária. Um deles é o acadêmico Adriel da Rosa, que está no quarto ano do curso de Geografia. Para ele, participar do evento é uma forma de ampliar o conhecimento. “O Conseaag é bom além para você agregar mais conhecimento, além das palestras, você consegue ver um pouquinho mais sobre os outros cursos também, as outras atividades, as palestras também são muito interessantes, que você começa a se aprofundar mais na tua área, e começa a conhecer mais áreas afins”, avalia.