Pró-Reitoria de Planejamento dá início a processo de avaliação institucional

A Unicentro recebe, todos os anos, milhares de estudantes, que ingressam em seus 41 cursos ofertados. Da mesma maneira, ano a ano, a universidade também forma centenas de profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho. Entre esse processo de iniciação e conclusão do curso, o aluno passa por uma série de avaliações que visam seu desempenho e, sobretudo, o da instituição. Uma delas é o Programa Permanente de Avaliação Institucional que tem como objetivo conhecer a realidade em que os cursos se encontram.

Para isso, o programa, desde 2004, segundo o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo André Marafona, vem sendo aperfeiçoado. “Nós temos nesse programa áreas avaliativas e uma das áreas é a avaliação interna e a avaliação externa, que é o Enade. Então, os resultados do Enade, são contraponto para avaliação interna”, explica.

O Programa Permanente de Avaliação Institucional acompanha o calendário trienal do Enade, que é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Neste ano, por exemplo, os questionários avaliativos já estão disponíveis para os cursos que farão as provas do Enade no mês de novembro. As questões levam em consideração a aprendizagem do aluno, o desempenho dos professores e de como as disciplinas são trabalhadas.

Para que a avaliação tenha bons resultados, alunos e professores devem participar respondendo aos questionários através do Sistema de Gestão Universitária (SGU) e do Docente Online até dia 31 de dezembro. “Uma Pró-Reitoria de Planejamento precisa das respostas, das percepções dos alunos e dos professores dos cursos para poder planejar”. E pensar em alternativas para melhorar o ensino é fundamental para que a universidade continue crescendo.

Em 2014, por exemplo, a avaliação institucional constatou a deficiência de infra-estrutura para o curso de licenciatura em Educação Física, ofertado no campus de Irati. De lá pra cá, conta Angelo, uma série de melhorias neste aspecto foi realizada. “A academia foi criada – que não tinha. Talvez por ser um curso de licenciatura, mas não se tinha. Deu início à obra do ginásio. E a Unicentro – a Reitoria, a Pró-Reitoria de Planejamento, o curso principalmente, o Setor – foram planejando ações, captando recursos, convênios. E isso, agora, na última avaliação, a satisfação dos alunos já ultrapassou 75%. O que era um ponto crítico, já não é. Então, o aluno percebe que isso foi feito”, finaliza.