Oficializada doação de documentos do município de Irati para a Unicentro

Um novo convênio foi firmado entre a Prefeitura Municipal de Irati e o Centro de Documentação e Memória da Unicentro. Essa assinatura vem para oficializar a entrega de antigos documentos do município ao Cedoc do campus de Irati. Esses registros vieram para a Unicentro no ano de 2016, quando a Casa da Cultura de Irati começou a passar por reformas. O arquivo é composto por antigos livros da Câmara Municipal, registros de indústrias e profissões, documentação de engenharia e fotografias.

O professor Valter Martins, diretor do Centro de Documentação e Memória, explica que, quando chegam ao Cedoc, os documentos passam por diversos processos, como o de higienização. “Quando a gente recebe esse material, ele tem que ser primeiramente higienizado, pois ele estava bastante sujo, com poeira, insetos, bichos. Há também materiais que precisam ser removidos, porque contribuem para danificar o papel: grampos, clipes, objetos metálicos, que precisam ser retirados e que são substituídos por plástico e algo assim”.

No Cedoc, documentos são higienizados e catalogados antes de serem disponibilizados para pesquisas

Esses processos são feitos para eliminar os fatores que contribuem para a deterioração dos documentos. Além deles, o Cedoc também realiza o trabalho de descrição desses arquivos. São feitos pequenos textos para dizer o que contém em cada documento, de forma a facilitar as pesquisas. Segundo Valter, após feita essa descrição, alguns guias também são montados. “Esses guias contém essas descrições de documentos, para que o pesquisador que tenha, por exemplo, um determinado tema, já tenha essas descrições feitas previamente pelo Cedoc. Facilita bastante a pesquisa. A pessoa não vai procurar uma agulha num palheiro. Ela vai procurar já com algumas entradas para poder fazer sua pesquisa de maneira mais rápida”.

Depois de restaurados, os documentos ficam armazenados em uma sala climatiza, com temperatura e umidade controladas. Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, esse convênio vem para dar regularidade ao trânsito de documentos que a universidade está recebendo, e para que todo o material fique aberto à pesquisa. “A parceria é extremamente importante porque o Cedoc é um laboratório do curso de História. São importantes fontes de pesquisa que estão sendo trabalhadas, catalogadas pela universidade, que já tem servido para pesquisas de trabalhos de TCC, mestrado. Enfim, para atender diversas pessoas que tenham interesse em conhecer sobre a região e estudar sobre a nossa região”.

Jorge Derbli, prefeito do município de Irati, destaca a importância da parceria com a Unicentro para o processo de preservação da memória iratiense. “Hoje, a memória de Irati está nesse arquivo aqui da Unicentro. É com grande satisfação que recebemos essa parceria, e que continuemos com a Unicentro fazendo mais parcerias como essa, ajudando e mantendo a história da nossa cidade de Irati”.