Abertas inscrições para cursos gratuitos de especialização

A Universidade Estadual do Centro-Oeste está com inscrições abertas para dois cursos de especialização. As ofertas têm por objetivo o aperfeiçoamento do docente e o início das aulas está programado para o mês de novembro. Uma dessas especializações é em “Fundamentos da Organização do Trabalho Pedagógico”, ofertada pelo Departamento de Pedagogia. Os alunos, ao longo do curso, poderão optar entre duas linhas de aperfeiçoamento: “Administração, Políticas e Legislação da Educação Básica”, voltada para o processo de gestão escolar; e “Administração e Coordenação Pedagógica da Educação Básica”.

O curso é presencial e tem duração de um ano. Segundo o professor Ademir Nunes, coordenador da especialização, são 80 vagas disponíveis. “Serão duas turmas correndo paralelamente. Essas aulas vão ocorrer a cada 15 dias de forma concentrada. Então, eles vão ter aulas sexta-feira a noite e aos sábados o dia todo. O curso tem essa dinâmica porque a gente quis atender duas demandas que as escolas têm, que é dar uma formação mais sólida e concisa dentro da área pedagógica, e também dentro da área administrativa da escola”.

Curso de Pedagogia é presencial enquanto o de Matemática é ofertado a distância

O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas só até a próxima segunda-feira, dia quinze. “O projeto foi construído pensando, acima de tudo, nos nossos egressos. Nossos alunos saem daqui da universidade e, às vezes, não têm condições de ir direto para uma pós-graduação. Por isso, a gratuidade. Por isso, nós estamos pensando primeiramente nos nossos egressos, e não só nos egressos da Pedagogia mas os egressos das licenciaturas”, explica o professor Ademir.

Outra oferta de especialização com inscrições em andamento é o curso “Ensino de Matemática no Ensino Médio”. Com duração de um ano e meio, o curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância. O objetivo da especialização é aliar a prática docente à teoria do ensino de Matemática. Segundo a coordenadora do curso, professora Luciene Regina Leineker, o curso é voltado, preferencialmente, para professores atuantes na área de Matemática. “Podem se inscrever professores que tenham sido graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, preferencialmente, professores da área de Matemática ou áreas afins, professores da Física e das Ciências Exatas”, conta.

São 150 vagas divididas entre cinco polos EaD: Apucarana, Campo Largo, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão e Telêmaco Borba. A inscrição tem taxa de 70 reais. Já o curso é gratuito. As inscrições seguem abertas até o dia 18. Segundo a professora Luciene, o intuito do curso é trazer a prática do dia a dia do professor de Matemática e aliar aos conhecimentos teóricos. “Fazer a ligação com o que o aluno aprende, o que o aluno não aprende e porque que ele não aprende. Então, vai ser uma teoria e prática aliada o tempo todo, sempre buscando relacionar o que o professor está vivenciando dentro da sala de aula com os conteúdos que ele está vendo dentro do curso”, elucida.