Último dia para inscrição para a seleção 2019 do Mestrado em Ciências Naturais e Matemática

Último dia para inscrição para a seleção 2019 do Mestrado em Ciências Naturais e Matemática

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) está com as inscrições abertas para o processo de seleção da turma 2019 do mestrado profissional. Os interessados têm até hoje (5) para efetuar a inscrição, que devem ser feitas pessoalmente na secretaria no programa, localizada no prédio do PDE, no campus Cedeteg da Unicentro.

O PPGEN tem como área de concentração o “Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática”. As linhas de pesquisa são Métodos de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Biologia, Métodos de Ensino e Aprendizagem em Física, Métodos de Ensino e Aprendizagem em Matemática e Métodos de Ensino e Aprendizagem em Química. De acordo com a coordenadora do programa, professora Ana Lúcia Crisóstimo, são 18 vagas disponíveis, direcionadas, preferencialmente, para graduados em Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática, que estejam em exercício na educação básica ou no ensino superior. “São seis vagas para a área de Biologia e Ciências; cinco vagas para a área de Física; seis vagas para Matemática; e uma vaga para a área de Química”, detalha.

O processo seletivo, de acordo com a professora Ana Lúcia, é dividido em três etapas. Na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos devem realizar uma prova escrita sobre conhecimentos específicos. A segunda etapa, também eliminatória e classificatória, consistirá na avaliação da proposta de trabalho e na arguição. Já na terceira e última etapa, de caráter classificatório, será avaliado o currículo do candidato.

Todo o cronograma do processo seletivo pode ser conferido no edital de seleção. “Esse programa de mestrado é importante para oportunizar a professores e profissionais que atuam na área de ensino de Ciências Naturais e Matemática, além de áreas afins, uma formação nos aspectos teórico, epistemológico e metodológico, em termos da compreensão e utilização da ciência e da tecnologia, para o ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática. O programa pretende, ainda, contribuir para a formação profissional a partir da inovação e do aprimoramento da prática docente em Ciências Naturais e Matemática, considerando os conteúdos das disciplinas em seus aspectos teóricos e práticos”, destaca a professora Ana Lúcia, reforçando o convite aos profissionais para que ingressem no programa.

Deixe um comentário