Unicentro retoma atendimento psicológico para estudantes

O atendimento psicológico volta a ser um dos serviços oferecidos pela Coordenaria de Apoio ao Estudante da Unicentro. A retomada deste acompanhamento especializado foi possibilitada por um acordo firmado entre a Unicentro e a Faculdade Guairacá. A parceria prevê a contratação de um psicólogo pela instituição privada. Segundo o professor Juarez Soares, diretor da Faculdade Guairacá, o convênio vai além da prestação de serviço. Isso porque, a partir do ano que vem, o profissional que atende os acadêmicos da Unicentro passará, também, a atuar como supervisor de estágios dos acadêmicos do curso de Psicologia. “Uma oportunidade para nossos alunos de Psicologia, estaremos aqui junto com a Universidade, estaremos aqui aprendendo nessa troca, nesse intercâmbio de informações. Então, para nós, se transforma em uma grande oportunidade”, avalia.

O atendimento psicológico é ofertado nos três campi universitários: Cedeteg, Irati e Santa Cruz. Os acadêmicos que necessitarem de atendimento devem procurar a Coordenadoria de Apoio ao Estudante e agendar um horário. “O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada alunos. Temos casos de pessoas que precisam apenas conversar, de um apoio, até casos de depressão profunda. A oferta desse serviço, que havia sido interrompido, é fundamental para a universidade”.

Convênio possibilitará atendimento especializado nos três campi universitários (Foto: Coorc)

O atendimento será realizado pela psicóloga Daniele Coelho, que já havia atuado no serviço de escuta, orientação e aconselhamento psicológico da Unicentro. Segundo a psicóloga, os problemas enfrentados pelos acadêmicos são variados e exigem cuidado e atenção e, em casos de necessidades específicas, esses estudantes são encaminhados para acompanhamento externo. “Um número alarmante de estudantes universitários sofrem de algum mal emocional, como estresse, ansiedade, depressão, dificuldades de adaptação. É fundamental que a temática da saúde psíquica seja trabalhada de maneira conjunta pelas instituições de ensino superior”, defende.

Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, o convênio com a Faculdade Guairacá é extremamente significativo e exemplifica com citando a lista de 50 estudantes que aguardavam por esse tipo de atendimento na Universidade. “Se a gente consegue com isso fazer com que os estudantes permaneçam nos cursos, com que os estudantes sejam corretamente encaminhados para o devido e adequado tratamento, sem dúvida nenhuma, nós estamos cumprindo até com bastante êxito aquilo que se espera de um programa como esse”, afirma.