Abertas as inscrições para Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras

Os cursos de mestrado e doutorado exigem o cumprimento de uma série de etapas, como a realização de disciplinas, a participação em eventos e a qualificação. Outra exigência é a comprovação de proficiência em um segundo, no caso do mestrado, e de um terceiro idioma, no doutorado. Por isso, semestralmente, a Unicentro realiza exame de proficiência em línguas estrangeiras.

No campus de Irati são dois os idiomas ofertados – inglês e espanhol – e as inscrições, já estão abertas. “Na pós-graduação, os exames de proficiência servem basicamente para isso, para haver um rigor maior na seleção ou na permanência dos alunos e porque, durante os cursos, o aluno pode se deparar com textos em outro idioma, especialmente nessas duas línguas, o inglês e o espanhol, que são as duas línguas mais usadas”, explica o professor do Departamento de Letras, Tadinei Jacumasso, que é o coordenador do processo, .

Para o professor Tadinei, participar do exame é interessante, também, para os estudantes da graduação. Afinal, a validade da proficiência é de dois anos. “Os programas de pós-graduação no Brasil aceitam certificados até com dois anos de validade. Então, por exemplo, aluno que está no último ano da graduação, mas que não pretende entrar já de imediato na pós-graduação, ele pode fazer a prova e sendo aprovado receberá o certificado”.

As inscrições para o Teste de Proficiência seguem abertas até 19 de setembro e são feitas somente pela internet, no site da Unicentro. Já a prova será aplicada no dia quatro de outubro.