Semana de Pedagogia é realizada, simultaneamente, em quatro unidades universitárias

Educar é proporcionar o desenvolvimento do senso crítico. Por isso, a educação tem papel fundamental na vida de todo cidadão. Numa conjuntura política e econômica que desvaloriza o papel do ensino, voltar o olhar para esses desdobramentos é fundamental. Por isso, nesse ano, o tema das discussões propostas pelo Departamento de Pedagogia da Unicentro para a 26. edição da Semana de Pedagogia foi “Educação Pública no cenário de ameaças à democracia”.

Queremos fomentar o debate sobre os problemas que estão assolando a educação no país como um todo. Ameaças de conquistas historicamente construídas e que, frente à conjuntura política e econômica que o país enfrenta, estão sendo colocada de lado no campo educacional. Então, a gente vem refletir porque isso está acontecendo”, explica o professor Ademir Nunes Gonçalves.

Palestras abordaram a educação no cenário de crise econômica e política (Foto: Coorc)

As atividades da Semana de Pedagogia foram realizadas, simultaneamente, no campus Santa Cruz e nas unidades avançadas de Laranjeiras do Sul, Chopinzinho e Pitanga. O intuito, como explica a professora Solange Collares, que coordena o curso no campus avançado de Pitanga, é que todos os alunos de Pedagogia da Unicentro tenham acesso às discussões. “Os nossos alunos, eles vêm oriundos de vários municípios e eles têm essa oportunidade de estar aqui com os palestrantes, discutindo, tendo uma análise mais crítica do contexto atual. Então, eu considero relevante a semana nas extensões também, para que todos tenham acesso à cultura”.

No campus avançado de Pitanga a palestra de abertura, ministrada pelo professor Adnilson José da Silva, teve como objetivo apresentar aos acadêmicos uma visão do panorama da educação frente as desigualdades sociais. “Eu fiz uma análise a partir das desigualdades de classe que estão hoje documentadas, levantadas inclusive por organismos internacionais que demonstram a grande concentração de riqueza em prejuízo da grande maioria da população mundial e brasileira. A partir disso apontei os desafios que se colocam para a escola, já que esta acaba, a reboque disso tudo, sendo adaptada a esses modelos excludentes que vem se atualizando e se instalando agora”, afirma.

Para os participantes, como a Luciana Mendes, que está no último ano do curso, a Semana de Pedagogia, através da oferta de palestras e oficinas, possibilita uma complementação do conteúdo debatido em sala de aula. “A Semana de Pedagogia faz parte da nossa formação. Todo ano tem e todo ano a gente participa”.

Paralelamente a Semana de Pedagogia, também foram realizados o 1. Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias; o 4. Encontro de Educação Social e Pedagogia Social; e o 1. Encontro Regional de Formação Docente para a Educação Escolar Indígena.