Inscrições para o programa Paraná Fala Francês seguem abertas até 10 de agosto

Hoje o francês representa não apenas uma língua complementar no currículo, é também uma bagagem extra de conhecimento histórico e cultural, possibilitando novas experiências. E é justamente com o objetivo de abrir espaços para a internacionalização que as universidades estaduais parananenses passaram a ofertar, nesse ano, o Programa Paraná Fala Francês (PFF).

Na Unicentro, o curso de francês está sendo ofertado pela primeira vez. Segundo a coordenadora institucional do programa, professora Denise Gabriel Witzel, o curso é destinado a comunidade universitária gratuitamente. O único investimento é com o material didático. “Não há custo algum enquanto mensalidades. Entretanto, o candidato ou o interessado tem que adquirir o material que é importado, porque a parceria do PFF é com a província do Quebec, no Canadá e, por isso, o material está vindo de lá”, explica.

Os cursos de francês do PFF serão ofertados nos três campi da Unicentro. Em Irati, as aulas são as segundas-feiras, das 17h30 às 21h30. Já em Guarapuava são duas ofertas. Uma no Campus Santa Cruz, às terças e quintas, entre as 13h e as 15h, e a outra no Cedeteg, as quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 19h30. Camila Germano Barp será a professora do PFF na Unicentro e ressalta que o curso é destinado a quem está dando os primeiros passos no idioma. “Os nossos cursos serão de nível A. Então, a gente vai trabalhar a base idiomática e muito baseado também na rotina. Mas sempre trabalhando a fonética e a escrita”, pondera.

As inscrições para quem deseja participar do Paraná Fala Francês devem ser feitas exclusivamente pelo site da Unicentro, até o dia 10 de agosto. A professora Denise explica que o número de vagas é limitado. São 25 por turma. Por isso, se o número de interessados for maior, uma lista de espera será criada. “Uma lista que pode ser movimentada caso haja desistências e possibilidades de que nós possamos chamar esses que estão inscritos”, ressalta a coordenadora do PFF na Unicentro.

A previsão é que as aulas iniciem no dia 20 de agosto. A duração do primeiro módulo do curso é de um ano.